Holandesa Sharon van Rouwendaal é a Rainha do Mar 2023 do Rio de Janeiro

Medalha de ouro na Rio 2016, holandesa brilha mais uma vez nas águas de Copacabana; evento reuniu mil atletas, entre profissionais e amadoras

Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2023 – A praia é delas! Pelo segundo ano consecutivo, mulheres de diversos lugar do mundo abrilhantaram a praia de Copacabana no Rainha do Mar 2023, neste domingo, dia 29. Com alto astral dominando a orla, quem manteve o reinado foi Sharon van Rouwenndaal. A holandesa dominou a prova mais uma vez, deixou para trás as demais concorrentes e conquistou o bicampeonato do evento.

O Rainha do Mar 2023 aconteceu novamente no posto 5 de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, mesmo cenário da disputa da maratona aquática olímpica na Rio 2016 e da primeira edição da prova, no ano passado. O evento integra o calendário do Verão Espetacular, projeto da TV Globo, e teve transmissão ao vivo para todo país no programa Esporte Espetacular, com comentários das medalhistas olímpicas Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto. O projeto é assinado pela Effect Sport, e contou com patrocínio da Águas do Rio, Betano e Speedo.

Atletas de diversos países estiveram representados no Rainha do Mar 2023
(Carol Salermo)
Atletas de diversos países estiveram representados no Rainha do Mar 2023 (Carol Salermo)

“Mais uma vez, o Rainha do Mar mostrou a força feminina no esporte. Recebemos diversas rainhas na água, cada uma com sua história, com sua conquista pessoal. Isso é espetacular. Para nós, a melhor medalha, o melhor troféu, é ver o sorriso estampado no rosto de cada participante. Estamos muito felizes com a realização do evento, e já ansiosos para a sequência do calendário Rei e Rainha do Mar”, comentou a diretora de projetos da Effect Sport, Claudia Helena Porto.

Holandesa mantém reinado no Rio de Janeiro

De ponta a ponta. Assim foi a nova vitória de Sharon van Rouwendaal no Rainha do Mar. A holandesa não deu chances para as nove concorrentes e venceu as três baterias da prova. Com mais essa conquista, ela estabeleceu o marco de ser bicampeã do evento e campeã olímpica no local.

“É sempre muito especial competir aqui, por isso estou muito feliz em vencer novamente. Eu me sinto muito bem em Copacabana, no Rio de Janeiro, nas águas daqui. Venci, e espero que ano que vem eu vença novamente”, comemorou, aos risos, a bicampeã.

No total, mil atletas embelezaram a orla de Copacabana
(Januzzi Filmes)
No total, mil atletas embelezaram a orla de Copacabana (Januzzi Filmes)

No alto do pódio, a holandesa teve a companhia de uma adversária bem conhecida. A italiana Rachele Bruni terminou o Rainha do Mar 2023 com a segunda colocação, repetindo as primeiras posições da Rio 2016. A brasileira Viviane Jungblut, vice-campeã do evento em 2022, terminou no terceiro lugar, seguida pela francesa Aurélie Muller e pela jovem revelação nacional Beatriz Dizotti, quarta e quinta colocadas, respectivamente.

Brasileiras também conquistam o bicampeonato

O Rainha do Mar 2023 contou ainda com mais três provas: Open (500 metros), Sprint (1 km) e Classic (2 km). Assim como em 2022, as vencedoras da categoria Sprint e Classic ganharam ainda a oportunidade de competir na divisão Elite. E os resultados foram os mesmos do ano passado. Nathalia Almeida e Gabi Roncatto venceram as provas, respectivamente, e se garantiram na principal disputa do dia.

O Circuito Rei e Rainha do Mar 2023 segue com a etapa de Cabo Frio, dia 5 de março, na praia do Peró, entre dunas e águas cristalinas do lugar. Depois disso, o evento atravessa a Baía de Guanabara e estreia em Niterói, na bela praia de Camboinhas, no dia 28 de maio. As inscrições para as etapas e informações sobre as provas estão disponíveis por meio do site reierainhadomar.com.br, com vagas limitadas