Diário Carioca Google News

Mito # 1: Gordura faz você engordar

Você deve ter visto o anúncio da Epigamia apresentando nosso próprio ícone global, Deepika Padukone. A propaganda gira em torno da ideia “o mundo da comida é um lugar barulhento”, e de fato é; todo mundo tem algo a dizer sobre a comida que você come. Com tantas opções, é difícil diferenciar o certo do errado. Mas não se preocupe, pois estamos aqui para acabar com os maiores mitos da nutrição. Continue lendo para saber a verdade por trás desses modismos dietéticos.

Mito nº 1: Gordura faz você engordar

O mito da nutrição que está no topo da lista é a crença de que comer gordura engorda. A gordura dietética é um nutriente essencial, assim como as proteínas e os carboidratos. É uma fonte crucial de energia que nosso corpo não consegue produzir por conta própria. Também ajuda o corpo na absorção de certos nutrientes como vitamina A, D, E e K. Eles são chamados de vitaminas solúveis em gordura. A energia armazenada na forma de gordura fornece energia em momentos de exercícios de longa duração ou quando seu corpo está em jejum. Também ajuda a regular a testosterona e outros hormônios de crescimento que desempenham um papel vital no desenvolvimento muscular.

Mito # 2: Comer um muitos ovos são perigosos para o coração

Os ovos são econômicos, fáceis de cozinhar e estão entre os alimentos mais nutritivos no planeta. Eles são carregados com antioxidantes exclusivos, proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais e gorduras. Esta pequena bola oval de comida tem um perfil nutricional difícil de igualar. No entanto, apesar de ser tão nutritivo, existem muitos equívocos que acusam os ovos de causar colesterol alto e doenças cardíacas. A realidade é que o colesterol desempenha um papel fundamental no funcionamento do corpo. Ajuda na produção de estrogênio, testosterona e hormônios adrenais.

Seu corpo costuma produzir uma quantidade elevada de colesterol, muito mais do que o que é causado pelos alimentos que você ingere. Seu corpo também possui um mecanismo único para evitar que os níveis de colesterol se tornem excessivamente altos. Quanto mais alimentos com alto teor de colesterol você ingere, menos seu corpo precisa para produzi-los naturalmente. Estudos científicos revelaram que o colesterol da dieta tem pouco ou nenhum efeito no nível de colesterol no sangue. Você deve estar se perguntando quantos ovos você pode comer por dia. Embora não haja um número específico, tudo depende de quanto você pode tolerar sem causar nenhum dano ao seu corpo.

Mito # 3: Uma dieta rica em proteínas aumenta os riscos de doença renal

Seus rins são órgãos vitais responsáveis ​​por filtrar e ajudar você a obter livrar-se dos resíduos de seu corpo. No entanto, muitas pessoas acreditam que consumir um grande número de proteínas sobrecarrega os rins, aumentando o risco de problemas renais.

Isso é conhecido como hiperfiltração, que não é necessariamente uma coisa ruim. Isso simplesmente mostra que o rim está se adaptando lentamente aos níveis mais elevados de proteína na dieta. Além disso, vários estudos provaram que comer itens ricos em proteínas é seguro e não tem efeitos adversos na funcionalidade do rim. Pelo contrário, comer uma dieta rica em proteínas pode ajudar no crescimento muscular e prevenir a perda óssea.

Mito nº 4: O sal é prejudicial à saúde

O sal é uma composição de sódio e cloreto, que é crucial para manter o equilíbrio de fluidos, transmissão nervosa e contração muscular no corpo. Uma dieta pobre em sódio pode levar à perda de fluidos, coma e danos cerebrais. As evidências que associam a ingestão de sal a doenças cardíacas têm pouco respaldo da ciência. O verdadeiro problema só começa quando você começa a consumir muito sal e pouco potássio.

A Organização Mundial de Saúde recomenda 5 gramas de sal, o que equivale a menos de uma colher de chá por dia para um adulto . As necessidades de sódio de um indivíduo dependem de fatores como nível de atividade, ingestão de água, predisposições genéticas, etc. Não é sal, mas alimentos processados ​​com que você deve se preocupar.

Mito nº 5: Carboidratos são ruins

Mais tarde, as pessoas começaram a considerar os carboidratos prejudiciais, especialmente no mundo do fitness. Os carboidratos são agora difamados por causar diabetes, obesidade e várias outras doenças. Esse mito é amplamente baseado no fato de que os carboidratos causam um aumento na insulina – um hormônio responsável pelo armazenamento da gordura corporal. No entanto, nem todos os carboidratos são iguais. Você pode obter muitos benefícios para a saúde ao escolher o tipo e as fontes corretas de carboidratos. Carboidratos complexos, como grãos inteiros, aumentam os níveis de glicose no sangue lentamente e requerem menos insulina. Por outro lado, carboidratos simples como doces, pão branco e macarrão aumentam os níveis de açúcar no sangue rapidamente e requerem grandes quantidades de insulina para serem digeridos, o que acaba levando ao ganho de peso.

O mundo da nutrição está cheio de mitos. É melhor não se apaixonar por eles. Lembre-se do velho ditado: “A moderação é a chave da vida”. Contanto que você coma uma dieta balanceada de proteínas, gorduras e carboidratos, você não terá nada com que se preocupar.

Fonte da imagem da capa

Isenção de responsabilidade: leftoye.com não garante nenhum resultado específico como resultado dos procedimentos mencionados aqui e os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Os tópicos nestas páginas, incluindo texto, gráficos, vídeos e outros materiais contidos neste site são apenas para fins informativos e não devem ser substituídos por aconselhamento médico profissional.

Alimentação saudávelNutriçãoNutrição MythsProtein diet

Conversas Poéticas: nova série da MultiRio destaca produção autoral de alunos e professores

Expressão de pensamentos e sonhos, mas também de angústias e desejos. A poesia vem sendo uma importante linguagem para que professores e alunos explorem suas emoções, especialmente em tempos de pandemia. Com isso, e a partir de uma ação desenvolvida pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a MultiRio lança a série audiovisual Conversas Poéticas, formada por programas curtos que compartilham essa experiência e dá visibilidade à produção autoral escolar.

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo