Faculdade brasileira de tecnologia lança primeiro robô mentor de carreira em tecnologia do mundo

A Faculdade Sirius, a única neouniversidade do mundo focada em IA e ciência de dados, anuncia o lançamento do primeiro robô mentor de carreira para pessoas que querem aprender ciência de dados e IA. Luna, o bot lançado pela equipe de educação e tecnologia da Faculdade Sirius, foi projetado para ajudar profissionais a aprender, crescer em suas carreiras e serem promovidos.

Luna, que utiliza inteligência artificial de última geração, pode ser acessado pelo usuário através do aplicativo de aprendizado da Sirius e atua como um mentor 24/7. O mentor pode ajudar a escrever um currículo, guiar o usuário sobre o que deve ser estudado e responder perguntas para auxiliar o profissional a sair de um impasse em sua rotina de estudos.

O GPT (Generative Pre-Training Transformer 3), da OpenAI, é um dos motores do Luna. A ferramenta de Inteligência Artificial é um modelo de linguagem que cria textos similares à comunicação humana, a partir da tecnologia de aprendizagem profunda. O lançamento do mentor para carreiras — que coincide com o aniversário de dois meses desde que o surgimento do ChatGPT conquistou o mundo — é auxiliado por conteúdo e lições produzidas pela equipe de professores de classe mundial da Sirius. À medida que o bot se desenvolve – e a IA avança – o objetivo é que Luna se torne um conjunto de modelos cada vez mais ajustados nas interações com os alunos da faculdade.

“A humanidade está tendo um novo ‘momento Internet’. Os desenvolvimentos atuais em IA estão trazendo um tsunami silencioso que mudará a forma como trabalhamos e aprendemos, e a magnitude da mudança pode ser semelhante ao impacto que a Internet teve na sociedade”, disse Gary A. Bolles, autor do livro The Next Rules of Work, Chair for Future of Work na Singularity University e conselheiro na Faculdade Sirius. “Luna, o bot de carreira de Sirius, oferece um primeiro passo para o profissional que busca conselhos contínuos sobre o que e como aprender”, acrescenta.

O robô de carreira fala vários idiomas (sendo testado em inglês, português e espanhol) e está sendo disponibilizado gratuitamente em modo beta a todos os alunos da Sirius e a um número limitado de profissionais convidados. Interessados na iniciativa podem se cadastrar no link https://landing.sirius.education/luna/ para entrar na lista de espera e testar o robô com exclusividade. 

Miguel Martins, aluno de pós-graduação da Sirius, aprovou a ferramenta inovadora. “Apesar de já ser da área de tecnologia, sempre achei a inteligência artificial inacessível por conta de toda complexidade em volta. Ter Luna no meu dia-a-dia de estudos é algo que nunca imaginei: uma experiência de aprendizado muito além das minhas expectativas, e ajuda a desmistificar a complexidade de IA”, conta.

Com sede em Belo Horizonte, Brasil, e um centro no Vale do Silício, nos Estados Unidos, a instituição está posicionada de forma única para fornecer acesso global às últimas tendências e tecnologias de IA e ciência de dados, que representam inovações para a educação superior e desenvolvimento de profissionais de tecnologia. 

“Luna, o robô de carreira, é um divisor de águas para os alunos”, aposta Arnobio Morelix, CEO e cofundador da Sirius. “[Ela] fornece orientação de carreira personalizada e ajuda os profissionais a navegarem no cenário em rápida mudança da IA e da ciência de dados. É como ter seu próprio coach pessoal de carreira, mas com o benefício adicional de estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana”, completa.

Masterclasses e mentorias

Além do robô, a Faculdade Sirius está oferecendo uma série semanal de masterclasses e chamadas de mentorias coletivas com o nome “Pergunte-me qualquer coisa” para fornecer suporte e recursos adicionais para profissionais que buscam avançar em suas carreiras em IA e ciência de dados.

Sobre a Faculdade Sirius

A Faculdade Sirius é uma escola de tecnologia que ajuda profissionais não-técnicos a crescerem seus salários, oportunidades, e carreiras com cross-skilling: ensinando habilidades tecnológicas em alta demanda que complementam sua experiência não-técnica. A iniciativa é a primeira neouniversidade do Brasil, e tem escritórios no Vale do Silício (Califórnia, EUA) e em Belo Horizonte (MG). A edtech recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC) em 2022, que só 2.2% das faculdades do Brasil recebem; além de ser nomeada uma das 15 startups mais promissoras da América Latina pela Forbes Magazine, e ranqueada como uma das 100 melhores edtechs do continente pelo Holon IQ Global Summit na Cidade do México.

A metodologia da Sirius prioriza a jornada de aprendizagem aplicada ao trabalho, personalizada, com classes ministradas por profissionais com experiência em lugares como Google, Nubank, iFood, Singularity University, Meta, e muito mais. Com 97% de empregabilidade, alunos e graduandos da Sirius trabalham para empresas como Google, Uber, ABInbev, Deloitte, e diversas startups.

Sobre o Master in Data & Decision Science

O curso Master in Data & Decision Science, ministrado pela Faculdade Sirius, é a primeira pós-graduação que conecta a área de Ciência de Dados com a Ciência de Decisão, campo de pesquisa interdisciplinar que une estatística, machine learning, teoria da decisão, pesquisa operacional e psicologia cognitiva. O curso é voltado para alunos que já possuem uma bagagem profissional e querem unir sua experiência à área de Ciência de Dados aplicada no dia a dia do trabalho. A pós-graduação conta com encontros ao vivo, aulas gravadas no campus virtual, mentorias individuais, workshops práticos e desafios.