Como acabar com formigas: As melhores formas para se livrar delas e mais!

Em dúvida sobre como acabar com formigas? Veja aqui 12 maneiras simples e eficazes para espantar esses insetos com ingredientes que você tem em casa.

Em dúvida sobre como acabar com formigas? Veja aqui 12 maneiras simples e eficazes para espantar esses insetos com ingredientes que você tem em casa.

O que atrai as formigas?

Se você está chateado, porque há um bando de formigas que com frequência invadem sua casa, destroem suas plantas e até acabam com seus alimentos, saiba que esse problema tem solução. Esses insetos são importantes para o planeta, mas como adoram armazenar comida, principalmente vegetais e doces, geram muitos transtornos em residências.

Elas possuem poderosas antenas olfativas que permitem sentir o cheiro dos alimentos que mais lhe interessam. Então, caso você não tome nenhuma atitude, as invasões se tornam cada vez mais comuns, assim como os prejuízos.

Se livrar dessas invasoras persistentes nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, neste artigo vamos explicar para você algumas informações interessantes sobre as formigas e como acabar com elas com soluções caseiras. Confira!

Informações sobre as formigas

Ver formigas constantemente pode ser uma mensagem do Universo? Que tipo de alimentos específicos esses insetos comem? Como afugentá-los? Continue lendo e veja as respostas dessas perguntas e outros dados importantes sobre esses bichinhos.

Significado da aparição de formigas em casa

A presença de formigas de todas as formas acaba sendo um mau presságio. Esse inseto não só destrói jardins e alimentos da sua despesa como também são um sinal de negatividade. No mundo espiritual, ver ou sonhar com esses pequenos animais trata-se de um alerta sobre um problema que envolve sua vida profissional, amorosa ou familiar.

Por exemplo, se você faz muitas atividades no trabalho, elas aparecem para avisar que é preciso se organizar e buscar mais colaboração. Por outro lado, caso o ambiente da sua casa esteja ruim, indicam a necessidade de fazer uma faxina energética. Há várias explicações, então, para saber mais veja também os significados espirituais das formigas.

O que as formigas gostam de comer?

As formigas, como a maioria das criaturas que vivem na Terra, dependem de água e comida para sobreviver. Quase todas as espécies desse bichinho comem praticamente de tudo, isto é, animais, vegetais e alimentos consumidos por humanos. Contudo, entre as refeições preferidas estão pedaços de folhas, sementes, frutas, vegetais e cereais. 

Apesar de serem gulosas e terem dois estômagos, na média, elas só digerem 1 a 2 miligramas de comida por dia. Grande parte dos alimentos que carregam acaba sendo armazenada. Em até 30 viagens em grupos carregam cerca de 750 mg e mesmo que esses “petiscos” estraguem, não tem problema, pois nem carniça elas dispensam!

O perigo das formigas

Se as formigas invadirem sua despensa não coma o que sobrar, pois pode acabar infectado por microorganismos como vírus, bactérias e fungos. Esses insetos andam por todo tipo de lugar, inclusive locais com fezes, lixo e ainda ingerem animais em decomposição. Sendo assim, trata-se de uma péssima ideia reaproveitar os alimentos por onde elas passaram.

Por mais que seja admirável o esforço desses insetos, a presença deles, principalmente na despensa, traz preocupações semelhantes à aparição de ratos e baratas. Os micróbios que as formigas carregam causam doenças graves em nós seres humanos. Para entender melhor sobre esse risco, confira também os perigos das formigas como as doceiras.

O que fazer para afastar as formigas?

Mantenha a casa o tempo todo limpa, sobretudo, quintais e a cozinha. Logo após as refeições sempre varra e/ou passe um pano para que não fique nenhum resto de alimento. Outra ação importante é não deixar uma gota d’água sequer disponível para nenhuma formiga ir matar a sede na sua casa.

Doces e produtos açucarados só podem ser armazenados em potes fechados assim como o lixo também deve permanecer tampado. Fora isso, há medidas extremas como utilizar inseticidas, no entanto, é necessário ter cuidado, pois são produtos tóxicos. Antes de adotar essa estratégia para acabar com as formigas, você pode usar soluções caseiras.

Como acabar com formigas?

Sabia que há como acabar com as formigas usando produtos que você tem na sua casa? Continue lendo e veja na sequência 12 alternativas caseiras para eliminar esses insetos do seu lar, horta e jardim.

Vinagre

A maioria dos insetos não gosta de vinagre e com as formigas a situação não é diferente. Embora essa substância não mate qualquer tipo de animal, o cheiro forte acaba com o olfato delas e isso não permite que encontrem comida. Mesmo depois de seco, as formigas ainda conseguem sentir o odor, portanto esse remédio caseiro funciona por muito tempo.

Basta misturar meio copo de vinagre com a metade de outro copo preenchido com água, depois despeje ou pulverize o conteúdo no local onde elas costumam aparecer. Caso deseje uma solução mais potente pode usar o vinagre puro. No entanto, faça um teste antes, pois esse produto pode desbotar algumas superfícies.

Alho

O alho funciona como outro inseticida natural e ecológico contra as formigas. Você pode, por exemplo, colocar pedaços de um dente de alho no prato do vaso de planta que elas não passarão nem perto. Contudo, é aconselhável usar esse truque somente por aproximadamente duas semanas, pois o efeito acaba após esse período.

Outro método consiste em triturar uma cabeça de alho e deixá-la de molho de um dia para outro em 500 ml de água. Passadas as 24 horas, coe os fragmentos de alho e deposite o líquido em um frasco com borrifador. Por fim, espalhe pelos locais em que as formigas transitam e repita a aplicação em torno de três semanas, caso seja necessário.

Cravo

Existem inúmeros métodos caseiros para acabar com formigas que utilizam o cravo-da-índia. É recomendável juntar partes iguais de álcool e água com uma colher de cravinho e passar na pia. Outra opção consiste em acomodar essa iguaria em diversos saquinhos de tule ou pequenos potes sem tampa e deixar perto de frestas, canteiros etc.

Aliás, se acrescentar canela, potencializará os resultados dessa receita. Você também pode pegar uma colher de cravo e amassar com uma cabeça de alho. Quando acabar, adicione 500 ml de água e deixe em repouso por 24 horas. Fora isso, colocar alguns cravos no pote de açúcar, como é de se esperar, pode ajudar a afugentar as formigas.

Detergente

Produtos de limpeza como o detergente acabam com uma substância oleosa que protege o corpo e mantém as formigas vivas. Em outras palavras, essa tática serve para matar esses insetos e não somente afastar. Sendo assim, você pode, por exemplo, passar detergente na lateral da vasilha do seu pet, se elas atacarem a comida dele.

Contudo, a técnica mais popular recomenda acrescentar metade de um detergente a 200 ml de água e despejar num borrifador. Outra versão corresponde a juntar uma colher de chá de detergente e álcool com 200 ml de água dentro de um frasco com pulverizador. Em seguida, agite e aplique em locais onde elas trafegam.

Sal

Este truque não funciona com todas as espécies, mas acaba com os tipos mais populares de formigas. O sal de cozinha contém um componente que resseca o organismo de diversos insetos. Por essa razão, quando esses animais consomem esse tempero ficam extremamente desidratados e morrem.

Para obter esse efeito, basicamente, é necessário deixar uma quantidade generosa de sal em áreas planas, como quintais, janelas, canteiros etc. Se não quiser espalhar o alimento no chão, outra possibilidade é dissolver meio pacote de sal em um litro de água fervida, na sequência distribua nas áreas em que elas aparecem.

Pimenta caiena

A pimenta caiena não matará as formigas, mas vai desencorajá-las a chegar perto da sua residência, horta ou jardim. Então, polvilhe esse condimento picante, de preferência, na entrada da sua casa ou qualquer outro lugar pelo qual elas possam invadir seu lar. Você também pode preparar uma solução de pimenta e água para borrifar em buracos.

A pimenta do reino também possui compostos que repelem e afugentam as formigas. Você tem a opção de utilizá-la como a pimenta caiena, ou seja, o pó puro ou misturado em partes iguais com um pouco de água. Desse modo, você aumenta a proteção do ambiente e acaba com a propagação desses pequenos bichos nos ambientes.

Suco de limão

O ácido presente no limão acaba com o senso de orientação das formigas. Então, faça uma limonada bem forte e deposite em um borrifador e aplique onde quer que você as veja passar. Apesar de ser um produto com efeito curto, traz bons resultados se for aplicado todos os dias.

Caso queira optar por um procedimento mais prático, pegue algumas cascas de limão e deixe nas áreas que esses insetos costumam andar como frestas, canteiros de quintais, perto da comida do cachorro etc. Lavar o chão com água e um pouco de suco de limão é mais uma alternativa para não receber essas visitas indesejadas e manter a casa cheirosa.

Giz

O giz contém carbonato de cálcio, uma substância que acaba com a capacidade de uma formiga rastrear a rota de feromônios deixados pelas outras. Como elas sobrevivem em grupo, isso se torna um verdadeiro problema na vida delas. Contudo, trata-se de uma solução para você se livrar dos aborrecimentos que elas causam.

Sendo assim, basta desenhar uma linha grossa feita com giz branco que funcionará como uma barreira para a presença desses animais. Caso a invasão aconteça no seu jardim ou horta, opte por usar o giz em pó. Se você não tiver giz em casa, pode substituir por talco que tem o mesmo efeito.

Vaselina

Assim que você localizar o formigueiro, aplique vaselina ao redor para evitar que as formigas saiam. Resumidamente, será difícil para elas caminharem sobre essa substância, pois acabarão presas na gosma. No entanto, se não souber de onde elas vêm, passe em recipientes que as atraem.

As tigelas dos seus animais de estimação, lixeiras, assim como as fruteiras são exemplos de objetos que sempre chamam a atenção. Portanto, é aconselhável aplicar nas bordas para formar uma barreira. O mesmo vale para janelas, portas ou demais tipos de entrada, porém seja cuidadoso, pois a vaselina mancha alguns materiais.

Borra de café

O resto de pó de café que permanece na cafeteira depois que a bebida fica pronta também é um excelente repelente para acabar com insetos, inclusive as formigas. Trata-se de uma ótima opção para usar quando elas aparecem no seu jardim ou horta, porque a borra ainda atua como fertilizante para a planta.

Então, sempre que fizer café guarde a borra em uma garrafa pet até juntar uma quantidade razoável para distribuir por toda área. Você pode acrescentar uma pequena dose de água, porém não adicione cascas de frutas doces. Esse processo pode ser feito a cada duas semanas no período do verão e primavera, conforme o solo permitir.

Cascas de frutas cítricas

Frutas cítricas como o limão e laranja liberam uma substância muito irritante para as formigas. Então, se as invasoras aparecerem em alguns potes ou em outro lugar, corte a casca de uma laranja e um limão em pedaços bem pequenos e espalhe-os pelo caminho que elas costumam percorrer.

Dessa maneira, você verá como em pouco tempo esses insetos sumirão. Fora essa forma, existe a possibilidade de montar um inseticida ecológico. Basta ferver as cascas de frutas cítricas com água por alguns minutos até exalar um cheiro forte. Após isso, deixe esfriar, coe e pulverize nos ambientes que os insetos estão mais presentes.

Óleo de hortelã-pimenta

O cheiro do óleo de hortelã-pimenta espanta formigas, ratos e baratas. Deixe um pedaço de algodão com duas gotas do produto nos cantos das portas, entradas etc. No primeiro dia, é possível que você veja algumas delas, porém não mais a partir do segundo. Para quem não gosta da ideia de usar soluções agressivas, essa é uma boa escolha.

Caso ache o perfume do óleo forte demais, dilua algumas gotas em 120 ml de vinagre branco ou água. Espalhe a mistura ao redor das aberturas da sua casa para se livrar das formigas. Ao lavar pisos, adicione algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta nos utensílios de limpeza para acabar com as visitas desses insetos.

Utilize as dicas e se livre das formigas em casa!

As formigas são organizadas trabalhadoras e essenciais para o ecossistema, mas se tornam um problema persistente quando se infiltram no seu espaço. Destroem hortas, jardins, alimentos e até trazem mau agouro para seu lar. De qualquer maneira, existem diversas alternativas para acabar com essas intrusas.

Além da limpeza diária dos ambientes, é possível dificultar o acesso aos alimentos que as atraem e ainda utilizar inseticidas caseiros para afastar esse bicho. Produtos como vinagre, detergente, alho, giz e outros proporcionam bons resultados nesse aspecto. Então, não perca tempo, experimente nossas dicas e volte a ter tranquilidade.