Frequentar academias está mais caro, mas reajuste ainda está abaixo da inflação

Levantamento leva em consideração o mês de fevereiro de 2022 e 2023; reajuste é de 3,25% no ticket médio geral, porcentagem está abaixo da inflação anual

O ticket médio de academias, box de crossfit e studios de pilates  sofreu um leve aumento em 2023. Isso significa que, mesmo com o reajuste, a prática de exercícios físicos em estabelecimentos especializados segue sendo uma alternativa viável para o bolso dos alunos. Dados levantados pela Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil, mostram que, em comparação a fevereiro de 2022, o valor da mensalidade aumentou, registrando um reajuste geral de 3,25%.

Os números indicam que a taxa ficou abaixo da inflação anual, o que para Antonio Maganhotte Junior, CEO da Tecnofit, possibilita que a prática de exercícios físicos em estabelecimentos especializados e com acompanhamento de profissionais ainda seja uma possibilidade para muitos brasileiros.

“Por mais que tenha-se notado um leve reajuste no ticket médio, os alunos de academias, studio de pilates e box de crossfit seguirão praticando suas atividades físicas sem se preocupar com gastos fora da realidade”, destaca o executivo, que também aponta que o momento atual para negócios voltados ao segmento fitness é extremamente promissor. “Estamos passando por uma retomada no setor após os impactos causados pela pandemia, com isso, temos percebido novos negócios surgindo e cada vez mais possibilidades para os alunos”, explica.

Cresce o número de brasileiros que praticam atividades físicas em academias

Recentemente a Tecnofit conduziu levantamento inédito que indicou um aumento de alunos superior a 18% em academias de ginástica, box de crossfit e studio de pilates. A pesquisa teve como base estabelecimentos presentes em todas as regiões do país e foram analisados os períodos de janeiro a junho, dos anos 2019, 2020, 2021 e 2022.

O estudo também mostra que academias, como musculação e ginástica, foram as mais afetadas pela pandemia. O ano de 2020 representou uma queda de quase 8% dos alunos, já em 2021 os números chegaram a aproximadamente 16%. Por geralmente contar com grandes estruturas de funcionários, espaço e custos operacionais, esse cenário representou um forte golpe, fazendo com que muitas academias tivessem que fechar permanentemente. 

Para sobreviver a este período, os locais tiveram de se reinventar no que se refere à gestão, enxugando custos, oferecendo aluguel de equipamentos e aulas online para engajar o aluno. O ano de 2022 já representa um crescimento de cerca de 34% na média de alunos em relação ao ano anterior, e recuperação de mais de 17% quando comparado aos números de 2019.

De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o mercado de fato passou a mostrar sinais de recuperação em 2022, quando o segmento cresceu 18,02% a mais quando comparado a 2019, e 28,18% superior a 2021. O cenário nacional também é promissor, visto que o levantamento também apontou que no Brasil, o mercado mobiliza cerca de R$ 8 bilhões por ano, com cerca de 32 mil estabelecimentos.

A Tecnofit tem como objetivo alavancar ainda mais este crescimento fornecendo ferramentas e serviços para que a gestão de negócios voltadas ao segmento seja facilitada, motivando o crescimento dos empreendimentos.

“Com a automatização que fornecemos para os negócios, proporcionamos soluções para que os empreendedores aproveitem essa maré de oportunidades que temos observado no mercado”, afirma Maganhotte.