EUA afirmam que "tempo está se esgotando" para acordo nuclear com Irã

Washington, 13 out (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que Washington se prepara para buscar “outras opções” com o Irã, ao advertir nesta quarta-feira que “o tempo está se esgotando” para que o país islâmico volte às condições estabelecidas no acordo nuclear.

As declarações de Blinken foram feitas em entrevista coletiva ao lado dos ministros das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, e dos Emiratos Árabes, Abdullah bin Zayed al Nahyan, na sede do Departamento de Estado.

“Estamos preparados para buscar outras opções, caso o Irã não mude o seu curso”, ressaltou o chefe da diplomacia americana.

Blinken ressaltou que os EUA continuam considerando “a diplomacia o modo mais efetivo” para tratar este assunto e admitiu que viu “vontade” por parte do Irã.

O tempo está se esgotando”, comentou.

De acordo com Blinken, o Irã está enriquecendo urânio a 20% de pureza, inclusive a 60%, chegando a um ponto em que os benefícios que os EUA obteriam ao regressarem ao acordo não seriam os mesmos que os alcançados quando o pacto foi fechado, em 2015.

Consequentemente, destacou que o Irã está violando gravemente as suas obrigações nos termos do acordo nuclear.

O acordo foi assinado em 2015 entre Irã, EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, mas Washington abandonou o pacto unilateralmente em 2018 sob a presidência de Donald Trump (2017-2021) e reinstituiu sanções contra Teerã.

Esse pacto limitava o programa atômico do Irã em troca da suspensão das sanções internacionais, motivo pelo qual a decisão dos EUA de reintroduzir medidas punitivas em 2018 deixou o acordo gravemente enfraquecido.

Em abril deste ano foram iniciadas negociações com seis países em Viena, incluindo os EUA indiretamente, para trazer Washington de volta ao pacto e fazer com que o Irã cumpra o acordo. No entanto, as conversas foram suspensas depois que o novo presidente iraniano, Ebrahim Raisi, chegou ao poder em agosto. EFE