EUA prontos para vacinar crianças assim que autorizados, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden disse na quinta-feira que o país está preparado para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra o Covid-19 assim que as autoridades competentes autorizarem, porque o Governo comprou suprimentos suficientes para torná-lo possível.

Washington, 14 out (EFE) .- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden disse na quinta-feira que o país está preparado para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra o Covid-19 assim que as autoridades competentes autorizarem, porque o Governo comprou suprimentos suficientes para torná-lo possível.

Em um novo discurso sobre vacinas da Casa Branca, Biden disse que especialistas da Food and Drug Administration e dos Centros de Controle de Doenças tomarão uma decisão nas próximas semanas.

"Se (essas agências) autorizarem, estamos preparados, compramos vacinas suficientes para todas as crianças entre 5 e 11 anos" e, desta forma, "as famílias poderão dormir melhor sabendo que seus filhos estão protegidos", disse Biden.

Trump também expressou confiança de que a FDA e o CDC aprovarão a dose de reforço nas vacinas Moderna e Johnson & Johnson nas próximas duas semanas.

Precisamente, o comitê de especialistas da FDA se reúne nesta quinta e sexta-feira para analisar a possibilidade de tais doses.

No caso da Pfizer, as doses de reforço desta vacina já estão disponíveis para diversos grupos – idosos, vulneráveis e trabalhadores em risco – a partir de seis meses após receberem a segunda inoculação.

Biden expressou confiança de que as vacinas da Moderna alcançarão autorização para que "idosos e outros" possam continuar protegidos como feriados importantes no país, como o Dia de Ação de Graças (final de novembro).

De qualquer forma, o presidente dos EUA admitiu que ainda existem 66 milhões de cidadãos não vacinados no país, um número que ele ainda considera "inaceitável", e novamente convocou todos aqueles relutantes em se imunizar.

Por outro lado, Biden defendeu sua política de forçar a vacinação de trabalhadores federais e também promover essa exigência em empresas com mais de 100 funcionários.

Ele considerou que os requisitos "estão funcionando" e garantiu que o Governo continuará a fazer todos os esforços para combater a desinformação sobre vacinas e promover que os americanos continuem a ser imunizados.