Facebook, Instagram e WhatsApp voltam a funcionar paulatinamente

O Facebook restaurou parcialmente seus serviços nesta segunda-feira (Instagram, WhatsApp, Messenger e a própria rede social) após mais de seis horas em que eles ficaram sem funcionar.

San Francisco (EUA), 4 out (EFE).- O Facebook restaurou parcialmente seus serviços nesta segunda-feira (Instagram, WhatsApp, Messenger e a própria rede social) após mais de seis horas em que eles ficaram sem funcionar.

Em mensagem no Twitter, a empresa de Mark Zuckerberg disse que seus aplicativos e serviços “estão de volta online” e pediu desculpas “à grande comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo” que dependem delas.

Algumas horas antes, o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, explicou que o tempo de inatividade se devia a “problemas de rede”.

Embora seja relativamente normal que as plataformas de internet sofram interrupções temporárias, elas geralmente são de menos de duas horas.

O tempo de inatividade dos serviços do Facebook ocorreram em meio a um escândalo após a publicação no “The Wall Street Journal” de uma série de artigos baseados em relatórios internos da empresa.

Entre outros aspectos, os documentos constataram que o Instagram é prejudicial a uma parte de seus usuários mais jovens e que é particularmente “tóxico” para as adolescentes, pois “exacerba” os problemas de imagem corporal que uma em cada três meninas tem.

Em entrevista ao programa de televisão “60 Minutos”, Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook que divulgou os documentos para a imprensa, contou que durante seu tempo na empresa ficou “alarmada” com as decisões que estavam sendo tomadas e acusou a companhia de colocar os lucros à frente da segurança das pessoas. EFE