Diário Carioca Google News

A voz suave, clara e delicada é uma marca registrada da cantora, compositora e multi-instrumentista Fernanda Takai, seja na carreira solo ou na sua história como vocalista da banda mineira Pato Fu. A artista completa 50 anos nesta quarta-feira, dia 25, e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um levantamento sobre as suas obras musicais.

O destaque do estudo ficou com a canção “Abrigo”, uma parceria de Takai com a cantora e compositora Roberta Campos. Esta foi a sua música mais tocada nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública e a que mais rendeu direitos autorais à aniversariante no ano passado. Na segunda posição ficou “Doce companhia”, uma versão em português feita por Takai da canção “Dulce compañia”, da mexicana Julieta Venegas. Já o terceiro lugar foi de “Mama papa”, parceria com Rubinho Troll e John Ulhoa. Aliás, o guitarrista John Ulhoa, marido da artista e também integrante do Pato Fu assina, em parceria com a artista, sete das 10 músicas do ranking das mais tocadas.

A pesquisa do Ecad apontou ainda os três intérpretes e bandas que mais gravaram as músicas de Fernanda Takai. Na liderança, a banda Pato Fu, da qual é vocalista há quase 30 anos, seguida pelas cantoras Roberta Campos e Lucy Alves.

Fernanda Takai tem 50 músicas e 597 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas foi proveniente dos segmentos de TV e Rádio, que correspondem a mais de 70% do que foi destinado a ela. A artista recebe seus direitos autorais por meio da União Brasileira de Compositores (UBC), associação de música que a representa.

“Seja em sua carreira solo ou como integrante do Pato Fu, Fernanda inspira delicadeza em sua música. Flerta com a bossa nova e o rock com leveza e disciplina quase nipônica, mas fundamentalmente brasileira”, disse Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC.

Ranking das músicas de autoria de Fernanda Takai mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)

PosiçãoMúsicaAutores
1AbrigoFernanda Takai / Roberta Campos
2Doce companhiaJulieta Venegas / Fernanda Takai
3Mama papaRubinho Troll / Fernanda Takai / John Ulhoa
4Antes que seja tardeFernanda Takai / John Ulhoa / Tarcísio Moura
5Perdendo os dentesFernanda Takai / John Ulhoa
6Por pertoFernanda Takai / John Ulhoa
7De um jeito ou de outroFernanda Takai / Marcelo Bonfá
8Seu tipoFernanda Takai / Pitty
95 discosFernanda Takai / John Ulhoa
10Me explicaFernanda Takai / John Ulhoa
FundamentalAndy Summers / Fernanda Takai / John Ulhoa

Redação do Diário Carioca

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

Deixe uma resposta