Festival A pipa e a flor e o mundo encantado de Rubem Alves vai levar a poesia do escritor a todas as crianças e suas famílias

Falar de amor, felicidade, alegria e, principalmente, desfrutar de bons momentos junto de quem amamos nunca esteve tão em evidência como nestes dias atuais.

Para fortalecer esses sentimentos em nossos corações e lembrar da importância que a arte, a música, a poesia e a cultura popular têm na formação e desenvolvimento das crianças, o festival A pipa e a flor e o mundo encantado de Rubem Alves traz em sua primeira edição, totalmente online e gratuita, a poesia do grande escritor.

As apresentações são totalmente gratuitas e acontecem de 10 a 13 de junho, com reapresentações de 17 a 20 de junho, sempre às 16h, no canal do Instituto Rubem Alves, no YouTube.

Textos como “A pipa e flor”, que dá nome ao festival, encenado pelo ator Laerte Anis, da Cia Grande Urso Navegante; “A Sopa” interpretado pelo “Cozinheiro Titi Batata”, personagem criado pelo ator Tiago Botassin; “A menina, a gaiola e a bicicleta”, que ganhou uma adaptação com efeitos de ilusionismo, música e poesia pelo mágico William Seven, estão presentes no festival.

E não para por aí! Palestras com o Professor Tibérius, personagem criado por Laerte Anis, falando sobre a essência poética de Rubem Alves, e oficina de cantigas de roda conduzida pela arte-educadora e atriz Lígia Fossa completam as apresentações.

O festival A pipa e a flor e o mundo encantado de Rubem Alves tem apoio cultural do Instituto Rubem Alves, criação e produção da Casa Noar Eventos e conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Serviço:

Festival A pipa e a flor e o mundo encantado de Rubem Alves

Data:


10 a 13 de junho


17 a 20 de junho

Horário: 16h


Plataforma: youtube.com/InstitutoRubemAlvesOficial


Apresentações acessíveis em Libras

Programação completa:

10 de junho (quinta-feira) e 17 de junho (quinta-feira)


16h – Palestra Prof. Tibérius + Cozinheiro das Palavras

Sinopse: Palestra sobre a essência poética de Rubem Alves, importância da leitura e da arte na formação da criança e leitura das frases de Rubem Alves + Atividade gastronômica (uma das paixões de Rubem Alves). O ator Tiago Botassin através de seu personagem, Cozinheiro Titi Batata, cozinhará um dos pratos mais apreciados por Rubem Alves: A SOPA. Enquanto cozinha, ele interpretará a belíssima crônica “A SOPA”, de Rubem Alves.

Duração: 30 minutos

11 de junho (sexta-feira) e 18 de junho (sexta-feira)


16h – Encantador de Palavras

Sinopse: Oficina conduzida pela educadora, arte-educadora e atriz Lígia Fossa. Esta oficina tem como objetivo oferecer ao público, de todas as idades, momentos de descontração através da utilização de atividades de musicalização, cantorias baseadas nas cantigas de roda e um bate papo sobre a importância da atividade musical na formação da criança. Na presente proposta, a oficina é desenvolvida em forma de uma divertida entrevista, na qual se apresentam canções tradicionais da infância como “Sabiá na gaiola”, “Alecrim dourado”, “Ciranda, cirandinha”, “Peixe Vivo”, “Se essa rua fosse minha”, entre outras. As cantigas são apresentadas com diálogos criativos sobre os contextos históricos e sociais que revelam a importância da cultura popular e da interação de diferentes gerações que preservam as cantigas através da tradição oral. A criança, nesta faixa etária, aprende e desenvolve conceitos de convivência social e familiar, através da brincadeira e do jogo. A música, além de proporcionar experiências com parâmetros do som e do ritmo, desperta o imaginário da criança. Em especial, as cantigas de roda proporcionam para os indivíduos o conhecimento da história e da cultura passada de geração em geração – dessa forma – tornando possível a brincadeira com indivíduos de idades diversas, nessa relação em que todos ensinam e aprendem simultaneamente de forma divertida e reflexiva.

Duração: 30 minutos

12 de junho (sábado) e 19 de junho (sábado)


16h – A Menina, a gaiola e a bicicleta

Sinopse: A adaptação do belíssimo conto do escritor, educador e psicanalista Rubem Alves, “A MENINA, A GAIOLA E A BICICLETA” celebra o amor, a liberdade, os anseios e as percepções de um menino e uma menina em um emocionante passeio de bicicleta. Este lindo passeio é conduzido pelo mágico William Seven, levando o espectador pela mão ao universo encantador de Rubem Alves, com efeitos de ilusionismo, música e poesia. “Olhem para o menino. Ele está feliz. Ganhou uma bicicleta. Era o seu maior desejo. É a primeira vez que monta numa. Ainda não sabe andar direito. Mas não importa. Uma vez tem de ser a primeira…”

Se esta é sua primeira vez, prepare seu coração e liberte sua imaginação! Cada detalhe cuidadosamente preparado para a condução desta história traz a reflexão sobre o amor, a ingenuidade e a díade entre a liberdade e a felicidade humana. Uma mistura entre história, música, interpretação e mágicas, em um caldeirão de emoções, na poesia de Rubem Alves.

Duração: 45 minutos

13 de junho (domingo) e 20 de junho (domingo)


16h – A Pipa e a Flor

Sinopse: A história de uma pipa que encontra uma flor e começa a fazer reflexões sobre liberdade, felicidade e amor é encenada exclusivamente desde 1999 pela Cia Grande Urso Navegante e contabiliza mais de 700 apresentações.

A peça A pipa e a flor fala sobre o amor e faz refletir sobre a felicidade, o brincar e a arte do bem viver através de canções ao vivo, com repertório erudito e cantigas de roda embaladas por teclado e violino. Nesse belíssimo texto, Rubem Alves nos apresenta três versões para o tão esperado final. Qual será que você prefere?

Duração: 40 minutos