Diário Carioca Google News

fiocruz:-61,7%-dos-brasileiros-buscou-meditacao-e-outras-praticas-em-2020

Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que, durante o primeiro ano de pandemia, mais da metade da população do Brasil (61,7%) buscou meditação, fisioterapia, reiki, aromaterapia, homeopatia e outras Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs).

Os dados são do levantamento PICCovid – Uso de Práticas Integrativas e Complementares no Contexto da Covid-19, desenvolvida pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), também da Fundação, e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Unifase).

Um evento com as informações da pesquisa será realizado por meio do YouTube no dia 29 de julho, às 10h. Para ver, será preciso usar o link: https://www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz.

:: CPI da Covid analisa quase 2.000 documentos; saiba quais têm maior potencial explosivo ::

Segundo dados da pesquisa, as práticas integrativas e complementares em saúde mais utilizadas em 2020 foram plantas medicinais e fitoterapia (28%), meditação (28%), reiki (21,6%); aromaterapia (16,4%); homeopatia (14,5%); terapia de florais (14%); yoga (13%), apiterapia (11%), imposição de mãos (10%) e medicina tradicional chinesa/acupuntura (7,8%).

Em relação às regiões, foi registrada maior adesão da população no Centro-Oeste (71%) e no Sul (70,8%), seguidas de Sudeste (63,4%), Norte (52,3%) e Nordeste (45,6%).

A pesquisa foi feita a partir de um questionário online que foi respondido no ano passado por 12.136 brasileiros com mais de 18 anos.

Edição: Rebeca Cavalcante


Newsletter

Mais Noticias

Lo que no dicen de Cuba

No empezó con Biden, hay que decir. Desde el 2017 vienen martillando la falacia de un estallido social en Cuba con su solución mágica, la “intervención humanitaria”

Brasil de Fato

Agência Brasil de Fato traz notícias do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular. Notícias, entrevistas e artigos de opinião