Flávia Garrafa volta em cartaz com o solo Fale Mais Sobre Isso

A comédia discute a capacidade e o desejo de mudança das pessoas que procuram a psicoterapia. Em cena, uma psicóloga trabalha as questões de quatro de seus pacientes que acabam por decifrar suas próprias emoções. Essa nova temporada é uma homenagem à Kuka Anunciatto, assistente de direção do espetáculo, que faleceu em maio de 2021

Em 2012, Flávia Garrafa começava a escrever a sua primeira dramaturgia. Em três dias, o texto do espetáculo Fale Mais Sobre Isso ficou pronto, mas foi só depois de 3 anos, em março de 2015, que aconteceu a estreia, com direção de seu irmão, Pedro Garrafa e idealização de Pedro Vasconcelos.

De lá para cá, o espetáculo já se apresentou em mais de 6 cidades (São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Natal, Poá e Extrema) pelo Brasil. São 6 anos em cartaz e uma continuação: Faça Mais Sobre Isso estreou de maneira online, durante a pandemia

Com a flexibilização na cidade de São Paulo, o espetáculo reestreia no Teatro Renaissance dia 7 de agosto e fica em cartaz até 25 de setembro, aos sábados às 17h30, com 60% da capacidade do teatro cumprindo todos os protocolos de segurança. 

 

Fale Mais Sobre Isso é a realização de um desejo de levar para o palco a junção das duas formações de Flávia Garrafa: psicóloga e atriz. “O texto busca mostrar o lado da terapeuta. As falas das outras personagens acabam por decifrar quem é a psicóloga, seus medos e questões”. Com 25 anos de carreira na TV, no teatro e no cinema, Flávia Garrafa assina como uma das colaboradoras do roteiro da nova série do canal GNT, Casais Inteligentes Enriquecem Juntos e participa como atriz da série policial Os Ausentes, pela HBO Max.

Sinopse

Na trama de Fale Mais Sobre Isso, a terapeuta Laura está na faixa dos quarenta anos e, como a maioria das mulheres, divide seu tempo entre cuidar da família e da carreira. Em seu consultório, ela atende Sr. B, um jovem de cerca de 30 anos que tem a organização e a metodologia como lemas de vida; da Sr. C, que foi trocada por uma mulher mais jovem e, ao invés de sentir tristeza, fica feliz e sente-se culpada por isso; do Sr. D, que acredita ser Deus; e de Alice, uma senhorinha doce de 78 anos que nunca conseguiu falar o que realmente sente.

 “Os pacientes são inspirados na vida real, mas não em uma experiência minha como psicóloga ou de qualquer outra pessoa. Eu pensei em como seriam essas pessoas no psicólogo. Acho que são tipos muito comuns que se comportariam de maneira muito peculiar em um consultório e dariam muito material para o terapeuta. É muito importante que os casos não se resolvam todos, porque a psicologia não é magia, não é conto de fadas. É a vida real, e, como em qualquer outra profissão da saúde, às vezes os problemas não têm solução”, explica Flávia.

Além da vida real, outra inspiração para a peça foi o romance “Mentiras no Divã”, de Irvin D. Yalom. “A partir desse livro eu comecei a ver como um consultório pode ser ficcionalmente interessante. Reli também muitos volumes do Freud, como ‘A Interpretação dos Sonhos’, e conversei com muitos psicólogos. Na verdade, continuo conversando com eles e mudando sempre a peça, porque isso é fundamental”, acrescenta.

Sobre Flávia Garrafa

Formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Flávia Garrafa estudou artes cênicas no teatro escola Célia Helena e no The Lee Strasberg Theatre Institute – New York. Atriz, diretora e dramaturga, ela participou de novelas na Rede Globo, séries para diferentes canais brasileiros, quatro longas-metragens no cinema e mais de 25 peças de sucesso na capital paulista. Com mais de 25 anos de experiência no ensino de teatro para jovens. Flávia se tornou uma referência neste ramo de atividade, unindo a psicologia à arte. Entres seus principais trabalhos na TV e no cinema se destacam: as novelas “Espelho da Vida” (2018/19), “Morde e Assopra” (2011) e “Amor Eterno Amor” (2012); os longas-metragens  ”O Candidato Honesto 1 e 2 (2014/ 2018); Tudo Por um POP Star ( 2018) ; e as séries “Surtadas na Yoga” (GNT 2013 e 2014) e “Tô de Graça” (Multishow 2017). No teatro, Garrafa destacou-se por atuar em “TOC TOC”, de Laurent Baffie, com direção de Alexandre Reionecke; “Paulo Francis Está Morto”, de Paulo Coronato, com direção de Denise Weimberg; “Assim com Rose”, contos de Mário de Andrade adaptados por Mario Vianna, com direção Jairo Mattos; “Arsênico e Alfazema”, de Joseph Kesselring, com direção de Alexandre Reinecke; “Caras e Bocas”, com texto e direção de Angela Dip; “ A Gata Borralheira”, de Toni Brandão, com direção de Débora Dubois; “Há um Incêndio sob a Chuva Rala”, de Vera Karam, com direção de Ary França; “Guerra Na Casa Do João”, de Toni Brandão e Débora Dubois; “Grogue”, de Toni Brandão, com direção de Débora Dubois, pelo qual foi indicada como melhor Atriz no Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem; e “Cuidado: Garoto Apaixonado”, de Toni Brandão, com direção de Débora Dubois, pelo qual foi indicada ao prêmio Mambembe e ao Prêmio APETESP de melhor atriz coadjuvante, em 1998.

Sobre Pedro Garrafa

Ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro, Pedro Garrafa graduou-se Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP em 2003.  Desde 2004, dedica-se ao ensino do teatro para jovens e à produção de espetáculos profissionais, constantemente voltados também a este público. Complementam, ainda, as suas atividades profissionais alguns trabalhos em cinema digital, com destaque para o roteiro e direção do curta-metragem “OCOS!”, contemplado pelo edital do 14º Cultura Inglesa Festival de 2010. Entre seus últimos trabalhos em direção teatral e dramaturgia, destacam-se: a dramaturgia e direção de “A Melhor Fatia ou o que a Dorothy Quer?” (2005), a direção de “Oito a Zero, os Futebóis do País” (2008), de sua autoria junto a Ricardo Sawaya; “A Garota Número Um” (2009), espetáculo juvenil também de sua autoria, dirigido por Tatiane Daud; a direção do clássico “As Três Irmâs” (2010), de Anton Tchékhov, com a Cia dos Desejos; a direção do espetáculo da Inevitável Cia.  “Desvio” (2011), de Juliana Gonçalves; a autoria e direção do juvenil “Enquanto o Mundo Explode” (2010), com o Grupo de Teatro Coceira; a direção do espetáculo “Nem Sonhando” (2012); e “O Alvo” (2014).

SERVIÇO

Temporada: de 7 de agosto a 25 de setembro | sábados às 17h30

Ingresso: R$ 70

Duração: 70 min

Local: Teatro Renaissance – Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01419-002

Lotação: 440 lugares (por conta da pandemia, apenas 60% dos lugares serão utilizados)
Classificação: 14 anos

FICHA TÉCNICA 

Ideia Original: Pedro Vasconcelos

Texto: Flávia Garrafa

Direção: Pedro Garrafa

Assistente de direção: Kuka Annunciato

Elenco: Flávia Garrafa

Iluminador: Matheus Heck e Pedro Garrafa

Cenário: assinado pelas arquitetas Llaneli e Friedemann e móveis da Especialista

Figurino: Carmela Coach de Imagem

Trilha Sonora: Diego Trindade

Direção de produção: Elemento Cultural

Fotógrafos: Lila Batista

Comunicação Visual: Elemento Cultural