Fluminense encara a altitude em busca da classificação na Sul-Americana

O Fluminense entrará em campo na noite de hoje, às 21h45, precisando superar dois adversários para avançar na Copa Sul-Americana: a equipe do Nacional e a altitude de Potosí, uma das cidades mais altas do planeta, localizada 4 mil metros acima do nível do mar.

Essa condição afeta o jogo diretamente em dois aspectos: a velocidade da bola e a capacidade cardiorrespiratória dos atletas em campo. Isso porque a pressão atmosférica diminui a medida que a altitude aumenta, o ar fica mais rarefeito e menos oxigênio circula. Pesa também contra o Flu a alteração no planejamento em virtude de protestos populares na região de Sucre (cidade vizinha a Potosí), com isso o elenco não terá a aclimatação ideal. Além disso, do outro lado, o Tricolor vai encontrar um time melhor adaptado ao local da partida e disposto a buscar a própria classificação.

Na partida de ida, no Maracanã, o Fluminense sofreu com a catimba dos bolivianos, mas ainda assim venceu por 3 a 0, uma vantagem que não chega a ser confortável, de acordo com o técnico Abel Braga. A situação pode se tornar mais favorável caso o Tricolor consiga marcar um gol fora de casa, critério de desempate caso o saldo seja igualado. Derrota do Flu por 3 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

Três dos reforços recentes contratados pelo Tricolor não tem condições de jogo na Copa Sul-Americana, são eles: Dodi, Nathan Ribeiro e Luan Peres. A boa notícia é que o capitão Gum, que não foi relacionado na partida contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro, por cansaço muscular pode retornar ao time. Ayrton Lucas é outro que volta à lista dos convocados para a partida.

O adversário na próxima fase da competição será conhecido após sorteio. O próximo compromisso do Fluminense será na segunda-feira, pela quinta rodada do Brasileirão, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos. Essa partida está marcada para às 20 horas

COPA SUL-AMERICANA – PRIMEIRA FASE – VOLTA
Nacional Potosí x Fluminense
Local: Estádio Víctor Agustín Ugarte – Potosí-BOL
Horário: 21h45 (Brasília)
Arbitragem: Estebán Ostojich (Uru), Nicolás Taran (Uru) e Gabriel Popovits (Uru)
Transmissão:Canal Sportv (todo Brasil)