Futebol é tema de exposição no Centro Cultural dos Correios

Os jogadores Neymar, Pelé e Zico estão entre os homenageados pela artista plástica Mazeredo na exposiçãoArte em Movimento, que será aberta no dia 6 de junho, no Centro Cultural dos Correios. A mostra, com 37 obras inspiradas no universo do futebol, reúne trabalhos de duas fases da carreira da artista. Todas as obras são inéditas no Brasil e algumas delas foram inspiradas em peças exibidas, há 20 anos, em uma exposição no Museu do Grande Arco em La Defense, em Paris, durante a Copa do Mundo da França. Arte em Movimento pode ser visitada até o dia 15 de julho.  A entrada é gratuita!

Os Destaques

Entre os destaques da exposição estão um busto de Pelé, esculpido em resimarmore branco. O Rei do Futebol, que “participará” da exposição virtualmente, em um vídeo gravado durante sua visita à exposição de Paris, foi eternizado com ar sereno. Homenagens a Neymar e Zico, um políptico, com 16 quadros, que usa as cores dos uniformes dos países que participam da Copa da Rússia, e um tríptico com o estádio do Maracanã visto do alto também poderão ser conferidos na exposição.

A Exposição

Em sua nova mostra, inspirada pelo futebol em seu ápice, a realização de uma Copa do Mundo, Mazeredo apresenta esferas que são imediatamente identificadas como o planeta Terra, reforçando a consciência ecológica da artista ao relembrar o conceito de Gaia, a Mãe-Terra. As telas, em sua maioria, são expressionistas e Mazeredo transita da expressão abstracionista às texturas, transparências, contrastes e relevos, indo do figurativo ao abstrato, do realismo ao gestual. A bola, a estrela maior de um torneio de futebol, não poderia ficar de fora e pode ser observada em diferentes trabalhos.

Uma das obras mais instigantes é a que homenageia uma bicicleta. Mazeredo representa os corpos e os movimentos de jogadores em silhuetas dinâmicas. Em outros trabalhos, podem ser conferidos, de forma única, os reflexos de jogadores correndo e driblando seus adversários. A artista apresenta também esculturas que têm futebol como inspiração e um conjunto que remete aos troféus, símbolos das vitórias, produzido em bronze e uma instalação com as camisas, em resimarmore branca, das 32 seleções que disputarão a Copa da Rússia.

Esporte

A ligação de Mazeredo com o esporte, incluindo o futebol, não é recente. A artista plástica criou obras coloridas, inspiradas em atletas, para o Museu Histórico da Fortaleza de São João, na Urca; para o Corredor Cultural do Leme e para o Monumento ao Esporte, no Centro Esportivo Miécimo da Silva.  Além disso, levam a assinatura de Mazeredo a obra Louvor ao Esporte que, durante anos, decorou o hall dos elevadores do Maracanã; uma escultura em tamanho natural de Buck, famoso treinador de remo do Flamengo e um grupo de esculturas que coloriram os centros esportivos do Rio de Janeiro, durante os Jogos PanAmericano de 2007, além das obras que chamam a atenção na entrada do Museu do Esporte do Exército.  “Os esportes, com todos aqueles movimentos, cores e energias, têm uma sinergia muito grande com o meu trabalho. É, sem dúvida, um dos meus temas preferidos. Não poderia haver momento melhor para inaugurar uma exposição do que o mês da Copa da Rússia”, ressalta a artista.

Arte Em Movimento - Ivayr Borges
Arte Em Movimento – Ivayr Borges
Arte Em Movimento - Ivayr Borges
Arte Em Movimento – Ivayr Borges
Arte Em Movimento - Ivayr Borges
Arte Em Movimento – Ivayr Borges

Perfil Mazeredo

Mazeredo é conhecida como a escultora que criou o maior número de obras para praças e parques da cidade do Rio de Janeiro. A artista plástica estudou no Instituto Brasileiro de Arte; Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Geração 80); Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Atelier da Grande Chaumiére, em Paris, e Vizcaya Museum, em Miami. Em mais de 40 anos de carreira, Mazeredo teve seus trabalhos apresentados em exposições individuais e coletivas nos Estados Unidos e na Europa. Em 1997, a artista foi escolhida para criar o brasão usado em cerimônias com a presença do Papa João Paulo II. Com trabalhos expostos em ruas e praças de Nova Iorque, Paris e Sintra, Mazeredo tem obras em inúmeras cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília. Em Miami, está o monumento Sublimação, encomendado pela American Cancer Society de Miami, que chama a atenção para a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Paris, Nova Iorque e Recife também têm esculturas de Mazeredo que foram inspiradas pela mesma causa. A artista assinou a maior Via Sacra do Mundo, com 2m x 1,30m, para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

Serviço
Arte em Movimento – exposição individual de Mazeredo
Abertura: 06 de junho, às 19h

Período da exposição: de 06 de junho a 15 de julho
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, nº 20, Centro)

Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h
Informações:  021.2253-1580
Entrada franca