Galpão das Artes Urbanas da Comlurb comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com exposição dupla

O Galpão das Artes Urbanas da Comlurb vai promover duas exposições em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A primeira, chamada "Vida e Arte aos Resíduos", será lançada no próprio dia 5 de junho em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade, e acontece, presencialmente, no Parque Natural Municipal Dois Irmãos - Dois Cariocas , no Leblon, e a segunda, no dia 9 de junho, na Galeria 2 do Galpão, na Gávea, será apenas virtualmente nas redes sociais da Comlurb

O Galpão das Artes Urbanas da Comlurb vai promover duas exposições em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A primeira, chamada “Vida e Arte aos Resíduos”, será lançada no próprio dia 5 de junho em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade, e acontece, presencialmente, no Parque Natural Municipal Dois Irmãos – Dois Cariocas , no Leblon, e a segunda, no dia 9 de junho, na Galeria 2 do Galpão, na Gávea, será apenas virtualmente nas redes sociais da Comlurb.

A mostra do Parque Natural Municipal Dois Irmãos – Dois Cariocas foi motivada por um convite da gestora Danielle Trindade, depois de conhecer a exposição “Mulheres: Fonte de Inspiração” lançada virtualmente nos canais da Comlurb no Dia Internacional da Mulher. Os trabalhos feitos por mulheres garis com reaproveitamento de pneus chamaram atenção pela beleza e renderam elogios e convites para serem levados para além do Galpão. A exposição sairá assim do virtual e poderá ser vista presencialmente ao ar livre aproveitando a área natural do local, muito visitado por moradores do Rio e turistas, principalmente no fim de semana. Fará também parte da exposição no Parque, um dos mobiliários produzidos pela Comlurb com reaproveitamento de troncos de restos de poda para serem colocados em áreas e praças revitalizadas.

A parceria com o Parque renderá ainda mais frutos com a promoção de atividades/oficinas do Galpão para a Comunidade Chácara do Céu, que fica na divisa do Parque, cumprindo seu papel de educador socioambiental e de sensibilizar quanto à redução do lixo gerado e reaproveitamento de resíduos através da arte e do artesanato.

Já a segunda exposição, chamada “Nós Somos o Meio Ambiente,#oviadutodobem”,  reunirá as obras de garis artistas que trabalham na eliminação, de modo criativo, de pontos de descartes irregulares de lixo e na sensibilização das pessoas para este problema, e de outros profissionais artistas da Comlurb com temas relacionado ao meio ambiente.

Entre os expositores estão: Isa D’Àvila, criadora de obras de artes a partir do reaproveitamento de pneus e outros resíduos; Reginaldo Alves Caldas, que monta jardins com pneus descartados e murais com pinturas ecológicas; Ederlan Matos Almeida, conhecido como Darlan, que já levou seus canteiros de pneus velhos pintados e murais coloridos a mais de 30 pontos irregulares em vários bairros; Valdenise Brandão Ferreira mostrará suas luminárias feitas com galhos secos e peças descartadas; Oseias da Matta com quadros produzidos a partir de materiais descartados no próprio Galpão, que é ponto de coleta de recicláveis; e João “Bives” Burle, artista, designer e grafiteiro, do time da Comunicação da Comlurb, que levará uma obra para cada exposição