Eme Arte e Gastrô recebe intervenções da artista Monica Carvalho

O EME Arte e Gastrô, no Centro do Rio de Janeiro, é um verdadeiro tesouro na região. Inaugurado em 1968 como Beco do Carmo, passou por uma reforma e mudança de nome em 2017, ressurgindo como EME Arte e Gastrô

O EME Arte e Gastrô, no Centro do Rio de Janeiro, é um verdadeiro tesouro na região. Inaugurado em 1968 como Beco do Carmo, passou por uma reforma e mudança de nome em 2017, ressurgindo como EME Arte e Gastrô. Localizado na Rua do Carmo, uma placa e um elevador sinalizam a entrada desse patrimônio gastronômico no Centro. Como a arte também é um importante pilar para o restaurante, será possível conhecer a intervenção artística da carioca Monica Carvalho e do alemão Klaus Schneider.

“Fico extremamente feliz e honrado em receber a Monica e o Klaus com suas obras aqui no Eme. Nossa grande paixão é a associação da arte com a gastronomia. Essa importância é notória, visto que a nossa decoração mistura peças clássicas com objetos de garimpo de diversas feiras de antiguidade. Por isso, ter dois designers-artesãos que têm a natureza como inspiração decorando nosso ambiente é simplesmente encantador” conta Bottino Natale, chef e sócio do restaurante.

Na arte, Monica Carvalho e Klaus Schneider, designers-artesãos, apropriam-se da natureza como fonte para seus trabalhos trazendo um olhar contemporâneo nas peças que alertam para a urgência da preservação das florestas e do meio ambiente como um todo.

MONICA E BOTTINO - Foto: Diana Cabral
MONICA E BOTTINO – Foto: Diana Cabral

Enquanto Klaus, desde menino, usava canivetes para esculpir tocos, aos 25, desenvolveu o hobby e o talento para fazer móbiles. Nos dias atuais, esculpe cedro equilibrando ripas que, alinhadas, formam belos painéis, esculturas e móbiles. Já Monica, imprime em suas obras orgânicas um alerta para o descuido com a natureza, um olhar feminino, indignado, elegante, requintado e sensual.

A junção dos dois artistas resultou em um lindo trabalho no Eme. Entre as peças criadas, temos:  Painel orelha de elefante (fruto do guatambu, vulgarmente conhecimento como orelha de elefante, é costurado como uma colcha de retalhos), Móbile Redondo (ripas de cedro queimadas e enceradas, alinhadas milimetricamente, formando um painel), Móbile Quadrados (seis quadrados alinhados sobre um eixo de linha enceradas, dançam conforme o vento) e o Painel Correntes (correntes de refugo de fábricas de bijuterias, costuradas sobre um jogo americano de palha).

SERVIÇO:

Endereço: Rua do Carmo, 55 – Primeiro Andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 17h

Delivery (Centro – RJ): (21) 99989-3408

Instagram: @eme_arteegastro