Conheça as 5 melhores pizzarias napolitanas do Brasil

Feita ao estilo de Nápoles, terra natal da pizza, a receita da moda tem massa mais leve, bordas altas e crocantes, discos abertos a mão e tamanho individual

Símbolo da gastronomia italiana, o estilo napolitano de fazer pizza surgiu no século XVIII, em Nápoles, e hoje já está presente na mesa dos melhores restaurantes do mundo. Segundo a tradição, o preparo leva massa mais leve, bordas altas e crocantes, discos abertos a mão e tamanho individual.

No Brasil, a receita ganhou espaço primeiramente em São Paulo, capital gastronômica do país. De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), estima-se que mais de 9 mil endereços preparam as redondas na cidade. Contudo, outros estados estão ganhando destaque quando o assunto é pizza napolitana, como o Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

Ficou interessado? Confira as 5 melhores pizzarias napolitanas do Brasil:

Bráz Pizzaria, em São Paulo (SP) — Eleita a quinta melhor do mundo pelo prêmio 50 Top Pizza, a pizzaria é considerada uma tradicional pizza paulista com inspiração napolitana, estabelecendo o padrão de qualidade para pizzas no Brasil. Ela ainda foi aplaudida pela borda crocante assada em forno a lenha e pela leveza da massa, que tem um tempo de crescimento de 48 a 72 horas. Mais informações no Instagram (@brazpizzariaetrattoria).

Bráz Pizzaria
Bráz Pizzaria

Ciao Pizzeria Napoletana, em Porto Alegre (RS) — A pizzaria gaúcha ficou em 41º lugar no 50 Top Pizza. O estabelecimento oferece massa crocante e aerada, produzida em fermentação longa de 24 horas rende cerca, e ingredientes frescos e selecionados que surpreendem a cada mordida. Mais informações no Instagram (@pizzeriaciao).

Ciao Pizzeria Napoletana
Ciao Pizzeria Napoletana

A Pizza da Mooca, em São Paulo (SP) — O empreendimento, eleito na 77ª posição do 50 Top Pizza World, fermenta a massa por no mínimo 48 horas na geladeira, o que confere a ela leveza e sabor, e aposta em receitas clássicas com poucos e bons ingredientes de qualidade. Mais informações no Instagram (@apizzadamooca).

A Pizza da Mooca
A Pizza da Mooca

Madá Pizza & Vinho, em Curitiba (PR) — Considerada a melhor pizzaria napolitana da capital paranaense, o Madá também investe nas massas de fermentação natural com receita idêntica às encontradas na Itália. Além disso, todos os ingredientes secos e não perecíveis utilizados na cozinha são importados do “país da bota”, entre eles a farinha da marca Petra: mais proteica, com mais fibras e de coloração acinzentada. Mais informações no Instagram (@madapizzavinho).

Madá Pizza & Vinho
Madá Pizza & Vinho

Ella Pizzaria, no Rio de Janeiro (RJ) — Localizada em uma charmosa casa no Jardim Botânico, a pizzaria já recebeu diversos prêmios como melhor pizzaria do Rio de Janeiro ao longo dos últimos anos. O chef Pedro Siqueira também já foi eleito chef revelação por uma premiação especializada. Mais informações no Instagram (@ellapizzaria).