Malbec World Day: um brinde à mais argentina das uvas 

Conheça cinco rótulos feitos com esta uva versátil e que figuram entre os preferidos dos brasileiros apaixonados por vinho

O Malbec World Day é comemorado no dia 17 de abril e, para celebrar essa uva que se tornou símbolo dos vinhos tintos argentinos e que é tão amada pelos brasileiros, a equipe de sommeliers da Wine, elaborou uma lista com os Top 5 vinhos Malbec mais bem avaliados no e-commerce da empresa nos últimos 6 meses. 

“A uva Malbec é versátil e pode dar asas a diferentes estilos de vinhos. A data criada em sua homenagem é uma oportunidade e tanto para que os apaixonados por vinhos possam conhecer as várias experiências que esta uva é capaz de proporcionar, por meio da degustação de exemplares que vão dos mais leves aos mais encorpados, alguns com passagens em barricas e outros não. No final da lista, selecionamos uma dica bônus para apreciar a Malbec em mais profundidade”, destaca Thamirys Schneider, sommelière da Wine.

1 – Potência e Tradição 

O perfil de vinho mais tradicional elaborado com a uva Malbec na Argentina é um padrão bem encorpado e barricado. Para quem gosta de provar a Malbec bem potente, o Partridge Gran Reserva Malbec 2019 é uma excelente escolha. É uma linha da renomada vinícola argentina Viña Las Perdices, que possui vinhedos em Mendoza, aos pés da imponente Cordilheira dos Andes. O enólogo chefe, Juan Carlos Muñoz, que, junto ao irmão, formou em 2004 o que hoje é Viña Las Perdices. tem como filosofia de produção combinar tradição, respeito ao meio ambiente e práticas sustentáveis, além do uso das melhores tecnologias para o cuidado especial com as videiras, do processo de seleção das uvas e da produção dos vinhos para expressar ao máximo a identidade da vinícola. Este exemplar fica dezoito meses em barricas novas de carvalho francês (90%) e americano (10%) para agregar maior complexidade, estrutura e corpo e proporcionar uma experiência ainda mais marcante. É um exemplar intenso, estruturado e envolvente, sendo recomendado decantar por 40 minutos antes de consumi-lo. 

(https://www.wine.com.br/prod28882.html

2 – Ousado e premiado 

Com 90 pontos James Suckling, o Atrevida Malbec 2021 é feito com uvas cultivadas em vinhedos de grande altitude, no sopé da Cordilheira dos Andes na Argentina. Nessas elevações extremas de 1200 metros há grande incidência solar e noites frias, o que permite um excelente ponto de maturação das uvas, dando origem a um vinho rico e ousado, que traz todo o poder e concentração do terroir mendocino. Ousado, arrojado e aventureiro, a linha Atrevida une a elegância e a expertise do Velho Mundo com o ímpeto dos vinhos do Novo Mundo, sendo um exemplar que expressa com a plena autenticidade marcante nos vinhos Malbec argentinos de alta altitude. Ao passar nove meses em barril de carvalho francês, sendo 10% de primeiro uso, ganha maior estrutura e complexidade, sem perder as características naturais das uvas. Saboreá-lo é quase uma viagem surpreendente e envolvente.

(https://www.wine.com.br/vinhos/atrevida-malbec-2021/prod28283.html

3 – Um blend de personalidade 

A casta Malbec compõe blends sensacionais que vale muito a pena conhecer, pois apresentam notas florais e frutadas bem concentradas, além de trazerem corpo e estrutura aos vinhos. Amauta Corte I 2019 é uma referência fantástica, um blend das uvas Malbec (60%), Cabernet Sauvignon (30%) e Syrah (10%) produzidas em Salta, ao norte da Argentina, uma região famosa por acolher vinhas altas que geram vinhos de grande pureza, ótima acidez e concentração de sabores e aromas. Durante um período de 6 a 8 meses descansam em barricas usadas de carvalho americano e francês para arredondar os taninos, mas sem perder o frescor das uvas e a autenticidade do seu terroir. Amauta significa “sábio” em quíchua, que era a língua do Império Inca, império do qual Cafayate, um município de Salta, fez parte por muito tempo. É certamente um vinho majestoso, um blend de complexidade.

(https://www.wine.com.br/vinhos/amauta-corte-i-2019/prod26037.html)  

4 – Elegância e frescor

A centenária bodega Luigi Bosca se destaca quando o assunto é a produção de vinhos Malbec. Desde sua fundação, tem como lema que “um grande vinho só pode ter origem em um terroir excepcional e deve expressar da forma mais pura todas as virtudes naturais encapsuladas nas uvas”. O rótulo La Linda Malbec 2022 expressa com excelência as características da uva Malbec e o terroir de Lujan de Cuyo, em Mendoza, na Argentina. É um exemplar que teve amadurecimento em cubas de inox e cimento para arredondar o vinho, manter as características naturais da uva e garantir um bom frescor. O La Linda Malbec é o queridinho dos brasileiros por ser um vinho com aromas refinados, frutados e suculentos, com textura macia e elegante, além de agradável frescor que deixa com vontade de quero mais. Cultivados e produzidos por métodos orgânicos e biodinâmicos, são exemplares recomendados para veganos.

(https://www.wine.com.br/prod28784.html)  

5 – Irreverente e moderno

A vinícola argentina Finca Las Moras tem como objetivo na linha Dadá desenvolver vinhos para surpreender os sentidos. Inspirada no Dadaísmo, movimento artístico da vanguarda europeia no início do século XX, esta linha busca desafiar o tradicional ao utilizar barricas de carvalho com intensidades diferentes de tosta para acentuar notas únicas em cada uma das variedades. É o caso, por exemplo, do Dadá Nº 391 Art Malbec 2022, que foi envelhecido em carvalho americano de tosta média conferindo ao vinho notas de baunilha e cacau. O resultado é um exemplar equilibrado, intenso, com taninos macios e bem integrados. Ser irreverente, atrevido, transformar o comum em extraordinário são as características marcantes do Dadá.

(https://www.wine.com.br/prod28585.html

Bônus: um Malbec surpreendente e versátil 

De diferentes terroirs e regiões, com diversas propostas e estilos, a uva Malbec encanta paladares no mundo inteiro. Você sabia que a uva Malbec também gera vinhos rosés incríveis? Pois bem, se ainda não os conhece, vale muito a pena conhecer. Se você é super fã dessa casta, mas no calor acaba não a consumindo muito, passe a trazer o rosé elaborado com a uva Malbec para o seu dia a dia, assim, vai curtir sua uva favorita em um estilo mais leve e refrescante. Para curtir esses momentos leves e descontraídos, a dica é o Partridge Flying Malbec Rosé 2021, sem dúvida, um exemplar leve, aromático, frutado e muito refrescante.

(https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-flying-malbec-rose-2021/prod27259.html

Sobre a WineA Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.