Vinhos Rosés: suas características, combinações e origens da bebida

O vinho é uma ótima pedida em qualquer ocasião. E como todo produto, possui suas características, combinações e origens. O rosé, por exemplo, é leve, fresco, versátil e ideal para acompanhar frios. Queijos de sabor acentuado, perfeitos. É o caso do gruyére, do brie, do gouda e, ainda, o de cabra. Mas, se for embutidos, é bom optar por presunto cru, mortadela e salame.

Cor rosada. A principal razão para o nome, pois se aproxima de vários tons de rosa (pálido, salmão, alaranjado, casca de cebola, intenso e grená). Difere da escuridão dos tintos e da clareza dos brancos. Já a intensidade desta bebida, irá depender das uvas e, claro, dos métodos produtivos utilizados.

Hoje, em pleno 2023 e com um mundo, altamente, evoluído tecnologicamente, o rosé conquistou o coração de homens e mulheres brasileiros. Antes, o sucesso era garantido, somente, no público feminino. No entanto, se recorda que a sua essência é francesa e o autor, foi Jules Guyot, médico e físico francês. Ele quem originou o primeiro significado deste tipo de vinho, em termos de produção, em seu livro “Viticultura e Enologia”. Tudo aconteceu durante o século XIX (dezenove).

A The Top Wine, empresa distribuidora de produtos da Família Valduga, no Rio de Janeiro, apresenta uma linha incrível, pronta para o consumo de seus clientes. Na listagem, se encontram o Art Blend 4 Rosé Gewurztraminer e Malbec, Rosé Frisante, Terroir Merlot, Monte Paschoal Moscato Frisante Rosé, Monte Paschoal Pinot Noir Reserva Rosé (2020) e o Santa Alba – Rosé – Winemaker Selection.

À hora de levá-lo à boca, a fim de sentir o gosto, suave (com menor acidez) ou seco, se lembra que as taças escolhidas para degustá-lo, se referem às de tamanho médio, para que não esquente de forma rápida e que, assim, as qualidades aromáticas se concentrem. Para ver melhor a sua cor, basta inclinar a taça contra uma superfície branca e clara.

Atenção ao prazo de validade!  É necessário ficar atento, também, à durabilidade. Além de passar da data, a bebida estragada, exala cheiros iguais a vinagre, acetona ou mofo. Isso acontece porque esse odor toma os aromas florais do vinho (identificados como os semelhantes aos aromas da natureza).