Início Giro Carioca Parque da Tijuca celebra 64 anos com festa verde
Festa na floresta: com cerca de 30 atividades abertas ao público, Parque Nacional da Tijuca irá comemorar 64 anos em dois dias
Festa na floresta: com cerca de 30 atividades abertas ao público, Parque Nacional da Tijuca irá comemorar 64 anos em dois dias - Foto Vitor Marigo

Rio de Janeiro, 3 de julho de 2025 – O Parque Nacional da Tijuca completa 64 anos com programação especial neste fim de semana. Serão mais de 30 atividades gratuitas nos dias 5 e 6 de julho, das 8h às 17h, incluindo trilhas guiadas, exposições, aulas, oficinas e plantios coletivos no coração da maior floresta urbana replantada do planeta.


Parque Nacional da Tijuca celebra 64 anos com programação inclusiva e ambiental

Do alto da Floresta da Tijuca, um convite ecoa: celebrar a natureza e reforçar o pacto com o meio ambiente. Neste sábado (5) e domingo (6), o Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil, comemora 64 anos de criação com mais de 30 atividades culturais, ambientais e esportivas, todas abertas ao público e com entrada gratuita.

Entre os destaques estão as trilhas guiadas para todas as idades, oficinas de educação ambiental, plantio de mudas nativas, exposição de fotos do renomado fotógrafo Vitor Marigo, sessões de Tai Chi Chuan e uma palestra da meliponicultora Celicina Ferreira, sobre abelhas sem ferrão.


Educação, biodiversidade e bem-estar em pauta

A programação começa às 8h com trilhas conduzidas pelo Instituto Moleque Mateiro com estudantes de escolas públicas. No mesmo horário, o público poderá visitar exposições de arte inspiradas no parque, além da mostra fotográfica de Marigo.

Brigadistas do ICMBio e agentes do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realizarão oficinas sobre o combate a incêndios florestais. Outro ponto alto é a tradicional ação de plantio coletivo, conduzida por voluntários da Unidade de Conservação.

Para idosos e pessoas com deficiência, vans acessíveis farão passeios monitorados por pontos como a Cascata Gabriela, com três horários diários.


Experiências sensoriais e brincadeiras para crianças

Duas novas atrações chamam atenção. A primeira é o Banho de Floresta, inspirado na técnica japonesa Shinrin Yoku, que propõe uma imersão sensorial e meditativa na mata, conduzida por Bia Novaes, terapeuta florestal.

A segunda é a Pistinha das Crianças, trilha de mountain bike exclusiva para crianças de até 10 anos, com obstáculos adaptados e educação ambiental prática.


Encerramento com bolo e parabéns coletivo

No domingo (6), data oficial do aniversário do parque, uma cerimônia de encerramento será realizada às 15h, com direito a parabéns coletivo, premiação de obras artísticas e bolo de aniversário comunitário.

A programação completa pode ser acessada neste link oficial.


O Diário Carioca Esclarece

O que é o Parque Nacional da Tijuca?
Unidade de conservação criada em 1961, abriga a maior floresta urbana replantada do mundo, no Rio de Janeiro.

Como participar das atividades?
A programação é gratuita e aberta ao público, das 8h às 17h, nos dias 5 e 6 de julho. Basta comparecer ao parque com roupas leves, água, protetor solar e disposição.

O que é Shinrin Yoku?
É uma prática japonesa de imersão sensorial na natureza, que promove relaxamento e bem-estar. Traduzido, significa “banho de floresta”.

Programação completa:

Toda a programação completa está disponível clicando em: https://bit.ly/Programacao64PNT

Curiosidades e informações gerais sobre o Parque:

Acesse aqui: https://bit.ly/InfosGeraisPNT_020725