Diário Carioca Google News

guarda-municipal-usa-bala-de-borracha-e-fere-2-servidores-na-camara-municipal-de-araucaria-(pr)

com informações do Sismmar e Sifar

Nesta sexta-feira (3), servidores e servidores de Araucária (PR) protestavam contra o aumento da alíquota de contribuição previdenciária em frente à Câmara Municipal do município, quando foram surpreendidos pela guarda municipal que, segundo o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária e o Sindicato dos Servidores de Araucária, agiram com truculência, deixando 20 servidores feridos.

O professor municipal Daniel Lazinho foi detido e, no momento, se encontra no hospital. A Guarda se recusa a dizer para onde o levarão depois. Além disso, um dos servidores que foi ferido gravemente na virilha teve voz de prisão ainda no hospital, também sem justificativa, de acordo com servidores.

:: Lei para armar Guarda Municipal do Rio de Janeiro entra na pauta 2 dias após GCM matar policial ::

Em meio aos tiros de bala de borracha da Guarda Municipal e de violência armada contra os servidores, os vereadores de Araucária aprovaram o Projeto de Lei que representa uma perda salarial de 3% aos servidores do município que, não têm reajuste salarial e “descontos com preços baixos mesmo com o aumento do custo de vida”, afirmam representantes sindicais.

A truculência começou quando os trabalhadores foram impedidos de acompanhar a sessão na Câmara Municipal de Araucária (CMA). A promessa era que seriam distribuídas senhas para que um número de pessoas pudesse participar, porém, esse acordo não foi cumprido, e os servidores foram impedidos até mesmo de entrar no pátio da Câmara.

) Até às 10 h, servidores e servidoras junto com representantes dos sindicatos da categoria aguardavam em frente à delegacia civil de Araucária (R. Maj . Sezino Pereira de Souza, 100) e diziam que não sairiam dali até que os trabalhadores foram presos liberados.

Leia também: Viralizado nas redes, vídeo denuncia agressão da Guarda Municipal a ambulante em Ipanema (RJ)

Outro Lado

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Araucária, disse que “a Guarda Municipal de Araucária foi acionada para auxiliar na manutenção da ordem e preservação do patrimônio público durante uma sessão da Câmara Municipal desta sexta-feira ( 03). .As ações da Guarda Municipal contam com um protocolo operacional e há indicação para uso gradual da força dependendo da situação. Ou seja, deve-se priorizar meios não letais sempre que possível, iniciando com conversas e indica uso de força maior apenas se a situação exigir. “

Fonte: BdF Paraná

Edição: Ana Carolina Caldas