Hoje é Dia: semana lembra refugiados e Olimpíada

A semana entre os dias 20 e 26 de junho é marcada por datas importantes para os direitos humanos: o Dia Mundial do Refugiado (20) e o Dia Internacional em apoio às Vítimas de Tortura (26). Os dois marcos foram estabelecidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Para os desportistas brasileiros, o dia 23 é celebrado o Dia Nacional do Desporto, data criada pelo artigo 86 da Lei Pelé. Além disso, o mundo celebra o Dia Olímpico (23). Reveja como o Comitê Olímpico do Brasil comemorou a data em 2019, antes da pandemia:

Em 2021, os Jogos Olímpicos ocorrem em Tóquio em meio a diferentes incertezas causadas pela pandemia do covid-19. A maior competição esportiva do planeta aconteceria no ano passado, e foi adiada em virtude da crise sanitária. Para acompanhar a cobertura das Olimpíadas de Tóquio na Agência Brasil, clique aqui.

Em busca de refúgio

O Dia Mundial do Refugiado (20 de junho) surgiu em 2000 para marcar o aniversário da Convenção de Genebra de 1951, evento que atualizou o conceito de refugiado. De acordo com levantamento da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), mais de 1% da população mundial – uma em cada 95 pessoas – estão neste momento em deslocamento forçado. No Brasil, os refugiados venezuelanos buscam um recomeço nas regiões próximas às fronteiras amazônicas. 

Confira mais matérias produzidas sobre o Dia Mundial do Refugiado

Por falar em Venezuela, no dia 24 completam-se 200 anos do início da Batalha de Carabobo, conflito decisivo na guerra de independência da Venezuela contra a Espanha. O revolucionário pernambucano José Inácio de Abreu e Lima ajudou o general Simon Bolívar a conquistar a independência de diversos países latino-americanos, participando, inclusive da Batalha do Carabobo.

Chegada do frio e curiosidades

Domingo, dia 20, marca o início do inverno no hemisfério sul. A queda de temperatura característica do período torna o corpo mais suscetível a doenças que afetam o aparelho respiratório e, desde 2020, virou uma preocupação a mais por conta dos casos de covid-19. 

Para se esquentar do frio, é tradicional no Brasil a fogueira do dia de São João (24), acompanhada dos tradicionais quitutes das festa juninas. Mas, devido ao risco de aglomeração, alguns estados, como a Bahia, voltaram a cancelar os festejos em 2021.

Na segunda-feira (21), outra data emblemática é o Dia Internacional do Ioga, outra data instituída pela ONU. Neste ano, a Agência Brasil publicou um conteúdo especial sobre os 100 anos de Hermógenes de Andrade Filho, pioneiro da ioga no Brasil. O ex-militar natalense adotou a prática em sua vida após ter uma tuberculose.

Para fechar a lista de curiosidades, há o Dia Mundial do Fusca (22) e o Dia Mundial do Skate (21). Em 2019, o Stadium exibiu uma reportagem especial sobre o skate, que se tornou esporte olímpico, mas que vai muito além das competições. Assista:

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados:

20 a 26 de junho de 2021

20

Nascimento do jogador paranaense Belletti (45 anos) – atualmente é embaixador global do Barcelona

Dia Mundial dos Refugiados – comemoração instituída pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na Resolução 55/76 de 2000, para marcar a data do aniversário da Convenção de Genebra de 1951, que entrou em vigor em 1974. A resolução define o refugiado como toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar a esse país

21

Descoberta de dois satélites de Plutão, batizados de Nix e Hidra (15 anos)

Dia Mundial do Skate

Dia Internacional do Ioga – a data foi oficializada pela ONU em sua 69ª Assembleia Geral, realizada no dia 11 de dezembro de 2014 e recebeu a mais alta taxa de aprovação até então recebida numa assembleia da organização, tendo recebido votos a favor por 175 nações

Solstício de inverno no hemisfério sul

22

Nascimento do compositor e instrumentista alagoano Hermeto Pascoal (85 anos)

Dia Mundial do Fusca

Fundação da cidade de Santarém (360 anos)

23

Nascimento do cineasta paulista Victor Lima Barreto (105 anos)

Reino Unido aprova referendo de saída da União Europeia criando o Brexit, termo originado na língua inglesa resultante da junção das palavras British (britânico) e exit (saída) – (5 anos)

Dia Nacional do Desporto – criado pela Lei Pelé, em seu artigo 86

Dia Olímpico

Inauguração da rodovia União-Indústria, que ligava Petrópolis a Juiz de Fora e passava pelas terras da fazenda Cantagalo. Essa rodovia contou com grande colaboração do fazendeiro Antônio Barroso Pereira e, por esse motivo, o imperador Pedro II agraciou-lhe com o título honorífico Barão de Entre-Rios (160 anos)

Inauguração da Rádio Nacional FM de Brasília (44 anos)

24

Nascimento do automobilista pentacamepão do mundo argentino Juan Manuel Fangio (110 anos)

Início da Batalha de Carabobo, evento decisivo na guerra de independência da Venezuela contra a Espanha (200 anos)

Dia de São João

25

Atentado das torres de Khobar, na Arábia Saudita, mata 19 soldados americanos (25 anos)

26

Nascimento do maestro, arranjador e pianista paulista Lyrio Panicali (115 anos) – integrou os quadros das Rádios Nacional e MEC

Nascimento do cantor e compositor paulista Marcos Roberto Dias Cardoso (80 anos) – fez sucesso desde a década de 1960 e na década de 1980 com a música A última carta, que ficou meses em primeiro lugar nas paradas e vendeu mais de dois milhões de discos

Inauguração da Torre CN (45 anos) – a terceira maior torre do mundo

Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas – comemoração que foi instituída pela Assembleia Geral da ONU, na sua Resolução Nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987, e que está oficializada no Brasil pelo Decreto DNN8091, de 28 de maio de 1999, através do qual se criou a Semana Nacional Antidrogas de Brasileiros

Dia Internacional das Nações Unidas em Apoio às Vítimas de Tortura – comemoração instituída pela ONU, na sua Resolução nº 52/149, de 12 de dezembro de 1997, para marcar a data de 26 de junho de 1987, em que entrou em vigor nos países-membros signatários a Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes