Ilha do Pavão (RS): financiamento coletivo é lançado para levar água potável à comunidade

Há décadas, moradores da Ilha do Pavão, localizada entre Porto Alegre e Guaíba, sofrem com um problema crônico de falta de água, situação agravada pela pandemia de covid-19. Isso devido ao baixo bombeamento da água no local e a um serviço de abastecimento inconstante.

Diante disso, a Associação Vitória da Ilha do Pavão está realizando uma nova campanha para providenciar caixas d’água para os moradores da região. A campanha tem a meta inicial de R$ 10 mil, visando a compra e a instalação de, pelo menos, 24 novas caixas de 250 litros cada para armazenamento. O link para a ajudar com a campanha no Apoia.se é https://apoia.se/ilhadopavaosemagua.

O primeiro financiamento coletivo para garantir água potável foi realizado no início de 2021, em parceria com a ONG Misturaí, que possibilitou a instalação de 12 reservatórios de água para uso comunitário. Como a região conta com uma população de 860 pessoas, uma parceria com o Hackatown permitiu a criação de uma nova campanha para ampliar o fornecimento. 

::Artigo | A Guerra pela Água::

O objetivo final é atingir o total de 48 caixas, com R$ 20 mil arrecadados, parte de um amplo projeto de melhorias para a comunidade, desenvolvido pela associação de moradores e por instituições parceiras, com atividades de trabalho e renda, horta urbana, comunicação, entre outros.

Desde 2020, a Associação Vitória, comandada pela líder comunitária Sandra Ferreira, luta pela resolução do fornecimento regular da água junto à prefeitura. Com água será possível desenvolver a autonomia da comunidade, como por exemplo o plantio do seu próprio alimento, com a construção de uma horta comunitária.

“Estamos passando por uma grande transformação e uma delas é o amor próprio e a nossa valorização como seres humanos. Resolvemos nos valorizar, e nossa luta agora é por água. Merecemos ter água para tomar, fazer comida e tomar banho. Ter água na ilha tem sabor de esperança de grandes mudanças”, afirma Sandra.

Leia também: Lei que altera o marco do saneamento básico pode aprofundar desigualdades

A campanha e o projeto de desenvolvimento da ilha são realizados pela Associação Vitória com Hackatown, Misturaí e Translab Urb, com a parceria do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), a ONG Em Comum e os Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo Porto Alegre. Inspirado pelo documentário Ilha das Flores, de Jorge Furtado, o vídeo da campanha foi roteirizado e realizado por Artur Santana.

Sobre a Ilha do Pavão

A Associação Vitória, da Ilha do Pavão, atende 130 famílias que vivem no local, totalizando 860 pessoas, incluindo 120 crianças e 75 adolescentes. A maior parte dos moradores trabalha com reciclagem, além da pesca. A região também acolhe imigrantes haitianos e senegaleses que viviam em situação de rua em Porto Alegre. Atualmente, a ONG Misturaí realiza um censo para a melhor compreensão do perfil da comunidade.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira