Inculcando valores mais humanos, educadores latino-americanos pensam em um novo modelo educacional

América Latina -COPEHU

Para dar lugar a esta iniciativa, diversos educadores de várias partes da América Latina se reuniram virtualmente para refletir sobre suas experiências atuais em meio ao cenário pandêmico, e gerar propostas futuras para repensar o modelo educacional de hoje. Sob o lema “Vamos refletir juntos? O futuro da educação. O ser humano como eixo central ”, a Corrente Pedagógica Humanista concordou que enfrentam problemas e desafios semelhantes em diferentes países. A organização é formada por aproximadamente 80 professores, professores, professores, alunos de diferentes níveis e áreas de ensino, além de pais do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Espanha.

As opiniões foram diversas, como a da Mabel, professora da província de Santa Fé que disse: “Esta situação aproximou-nos de casa, permitindo-nos comunicar de uma forma diferente. Mas continuamos a enfrentar imposições do Ministério da Educação provincial, que nos pede para sistematizar os conteúdos. É difícil aplicar o que é exigido pelos ministérios e focar nas situações que acontecem às famílias. Por isso acreditamos que é mais importante focar no lado humano, mas estamos sob pressão para trabalhar o conteúdo programado.

Enquanto a professora Viviana, natural de Vera que também atua em Calchaquí no norte da província de Santa Fé, disse: “Nesta situação houve muitas dificuldades, principalmente por estar fora da sala de aula. Os professores estão muito acostumados a ficar dentro de casa. Foi difícil! No entanto, nós da diretoria tivemos várias conversas com nossos professores para enfocar no trabalho com os representantes dos alunos. É muito difícil entregar o currículo porque em nossa região a conectividade com a Internet não funciona muito bem. A comunidade onde a escola está localizada também não tem acesso, não existe acesso a ferramentas tecnológicas para todos. As formas de envio do conteúdo para as residências eram complicadas. Quanto à questão pedagógica, era complexa ”.

Identificaram-se, portanto, pontos em comum nos desafios e dificuldades atuais no contexto do contexto pandêmico e nas possibilidades de caminhar para uma ‘educação humanizadora’, ao potenciar a vocação (docente), as melhores virtudes e a diversidade, orientada para um novo paradigma onde o ser humano é o valor central.

Durante o encontro foram debatidos vários temas, como a situação desumana da política brasileira, as contradições entre discurso e pressões institucionais na Argentina, particularmente na província de Santa Fé; as prioridades das questões a serem tratadas na crise gerada pela pandemia, o surgimento do medo da morte nas crianças, uma nova aproximação entre famílias e professores, a necessidade de ferramentas internas para os professores, a urgência de mudar os critérios de avaliação e o trabalho de acompanhamento, a importância de ter ou reforçar o contato com a vocação na formação de professores, a capacidade dos educadores de se opor às pressões institucionais, entre outros.

Romina, que é diretora de uma creche na cidade de Quilmes, na província de Buenos Aires, afirmou que “nosso lugar agora é estar perto, conter, humanizar o trabalho docente. Estamos passando pela mesma crise que atravessa a sociedade. Esse espaço para dar humanidade aos professores é necessário porque às vezes eles são obrigados a ser super-heróis.

Por outro lado, Luana, uma educadora da cidade de São Paulo, Brasil, disse: “Nós não não conheço as ferramentas que todos têm à sua disposição. Muitos de nós fazemos coisas muito boas, temos que contar com nossas ferramentas para nos conectarmos com outras pessoas. Podemos pensar no que poderíamos fazer para chegar a cada país, fazendo intercâmbios e gerando novos apoios para as crianças.

Marcelo, que é membro da Associação de Professores do Chile, disse que “quando superarmos essa crise, teremos que superar também as outras pandemias, como a econômica, gerada pelo modelo neoliberal ”. Hoje podemos ajudar as pessoas a terem uma visão futurística e a pensar que nem tudo está perdido. Que esta crise possa servir para sanar esta (educação) e outras áreas, que temos que auxiliar no que transmitimos aos alunos, aos nossos parceiros, que a sua dor, e todo sacrifício, faça sentido neste momento.

Já Geber, que é uma educadora de Lima, no Peru, disse: “estamos procurando, como professores, formas de gerar links. Esses vínculos estão sendo alcançados de diferentes formas, o estado os implementou por meio da televisão, do rádio e das redes sociais. Um dos problemas é que muitos de nós não conseguem lidar com todas as novas tecnologias. Um dos desafios dos professores é treinar-se em outras mídias.

Já Marín, de Madri, que trabalha como professora na área de educação infantil, concorda que nela existe uma situação semelhante país: “Na Espanha, o Ministro da Educação acaba de estabelecer que não se deve ensinar tanto conteúdo, mas que o dever de casa deve ser um reforço, e isso foi um grande alívio. É como poder prestar a devida atenção ao que faltou, que é o link. Para além da pressão do número de horas que temos para nos dedicar, continuamos a priorizar, de forma consumista, a aquisição de conteúdos e não como avançar como seres humanos. À custa de quê? Ser os melhores do mundo?

Por meio dessa grande troca, destacou-se a possibilidade de reformulação da vocação (docente), do modelo educacional e do futuro em relação à situação atual. Diferentes propostas de ação foram discutidas a fim de avançar na construção dessa educação humanizadora hoje tão necessária. A Corriente Pedagógica Humanista (COPEHU) informará através de suas redes sociais de novos encontros para aprofundar estas importantes reflexões que foram oferecidas e estão prontas para novas contribuições.