Infantil inédito ambientado no Paço Imperial estreia sábado On line e gratuito

O infantil Suspeitos, texto inédito de Denise Crispun, ganha sua primeira montagem, idealizada pelo ator Alcemar Vieira, no Paço Imperial, centro do Rio de Janeiro, com transmissões on line e gratuitas, a partir de sábado, 19 de junho,  e até 17 de julho de 2021, pelo YouTube [http://bit.ly/suspeitosoespetaculo], em quatro sessões por semana.

O patrocínio é do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

A peça conta a história do desaparecimento misterioso da pintura “A megera indomável”, logo depois de um seguro milionário feito pelo seu autor. Enquanto uma cópia ocupa o lugar da tela original, dois detetives tentam solucionar o caso, mas estão sempre atrás de pistas falsas.

O elenco de três atores – Alcemar Vieira, Carol Machado e Claudio Gabriel – interpreta nove personagens, tendo ainda a participação especial das vozes dos consagrados a Diogo Vilela e Antônio Pedro Borges em outros papéis.

Suspeitos é uma história de investigação, ágil e cômica, com direção dividida entre Alcemar Vieira e Rui Cortez, que também assina a direção de arte.

A obra de arte é a musa do espetáculo em uma montagem “que foge do maniqueísmo do falso versus verdadeiro: o que não é original tem valor também”, defende Alcemar Vieira.

Figurino e cenário do espetáculo têm inspiração em Tim Burton, Julio Verne e no  Steampunk  [Tecnavapor, abreviação de tecnologia a vapor]. SteamPunk é a ficção científica do século XIX produzida no século XXI, com aparatos que ajudam a desvendar circunstâncias obscuras.

Rui Cortez criou figurinos que contrastam com a estrutura da Sala dos Archeiros do Paço Imperial [inaugurado em 1743], aproveitando, porém, os detalhes arquitetônicos em madeira e pedra, para interferir com objetos inspirados nos artistas Farnese de Andrade [1926–1996] e Alexandre Dacosta [1959–].

Estes elementos sugerem a amplificação dos sentidos, tão necessários em uma trama de averiguação: um olho aumentado inserido na lupa, a engenhoca criada por Cortez para aumentar a sensibilidade auditiva, assim com um objeto telefônico montado com engrenagens aparentes,  que enriquecem o visual e ampliam sua função sensorial.

Estilistas dos anos 1980, da juventude do diretor de arte, influenciaram os figurinos, como Vivienne Westwood, John Galliano, Jean-Paul Gaultier: a elegância irreverente, xadrez e listras misturados com calça e blazer clássicos. E muitos disfarces, como peruca, chapéu, óculos, luvas. Afinal, os personagens desconfiam um dos outros. Todos podem ser o culpado.

Para a Denise Crispun, é a partir do roubo de um quadro que começa a aventura dos atores e do público. “O desafio de descobrir se ele é falso, verdadeiro, que pistas nos levam a procurar quem está por trás de muitos interesses. Tudo isso misturado, as alegrias e angústias de um pintor, que precisa de sua arte, assim como nós precisamos ampliar nossos sentidos para nos colocarmos no mundo”, avalia a autora.

A temporada de Suspeitos tem o apoio do Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial.

Ficha Técnica


Autora  Denise Crispun


Direção  Alcemar Vieira e Rui Cortez


Elenco  Alcemar Vieira, Carol Machado e Claudio Gabriel


Direção de movimento  Marcia Rubin


Direção de Arte  Rui Cortez


Direção de imagem e arte visual  Batman Zavareze


Design de luz  Felipe Lourenço


Trilha sonora  Felipe Storino


Direção de produção  Miçairi Guimarães


Produção executiva  Marina Paiva


Idealização e coordenação de produção  Alcemar Vieira

Serviço


SUSPEITOS


Todas as apresentações são gratuitas e transmitidas pelo YouTube


http://bit.ly/suspeitosoespetaculo

Instagram  @suspeitosoespetaculo


Estreia  sábado, 19 de junho, às 17h | Domingo, 20 de junho, às 17h


Semanas seguintes, até 17 de julho:


Terça, às 11h, quarta, sábado e domingo, às 17h


Classificação etária  Livre


Duração   60 minutos
Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional | IPHAN


Ministério do Turismo


Praça XV de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro


21 2533 4207 | 2215-2403