INSTRUMENTAL MPB, com João Donato e Paraphernalia

Em 60 anos de carreira, ele compôs e foi interpretado por uma lista que vai de A a Z. A obra de João Donato atravessa estilos e gerações. Vai de João Gilberto, Sérgio Mendes e Tom Jobim, passando por Cazuza, Carlinhos Brown, Paulo Moura, Nelson Motta, Chico Buarque, Fernanda Takai, Marcelo D2, Caetano Veloso, Black Eyed Peas, Gal Costa, e Gilberto Gil. Donato é um dos gigantes da música brasileira e lançou recentemente o disco ‘Água’ com a cantora Paula Morelenbaum. Do disco, participa a rapaziada da Paraphernalia, da qual faz parte o seu filho Donatinho.


A banda gravou cinco faixas nesse álbum e vai tocar ao vivo na Sala Funarte algumas delas, como “Café com pão”.

Por falar em Paraphernalia, o guitarrista Bernardo Bosisio e o baixista Alberto Continentino já atuavam no cenário musical do Rio quando resolveram, em 2001, formar uma banda que reunisse as suas referências musicais. Nascia então a Paraphernália, que, em seguida, ganhou novos integrantes: o supracitado Donatinho (teclados), Renato Massa (bateria), Joca Perpignan (percussão), Felipe Pinaud (flauta), Marlom Sette (trombone) e Leandro Joaquim (trompete).

Todos fazem parte de uma nova geração de músicos que já trabalharam com artistas como Caetano Veloso, Moska, Ed Motta, Fernanda Abreu, Orquestra Imperial, Marcos Valle e Marcelo D2, entre outros. Nas partituras, ritmos que convidam a dançar e melodias simples por vezes cheias de humor fazem uma musica instrumental que passeia pelo universo dos anos 60, 70 e 80 se misturando com a música contemporânea. Além de composições próprias, o grupo apresenta versões bem originais para músicas de Astor Piazzolla, Lipps Inc., Manu Dibango, Bar Kays e Tim Maia.

 

Serviço / ‘INSTRUMENTAL MPB’, com João Donato e Paraphernalia

Quando: sexta-feira, 5 de novembro, às 19h

Quanto: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia entrada)

 

SALA FUNARTE SIDNEY MILLER

Rua da Imprensa, 16 (Térreo), Centro do Rio de Janeiro. Saída Pedro Lessa, Metrô Cinelândia. A bilheteria (2279.8087) funciona de quarta a sexta, a partir das 15h30 e só vende ingressos para o próprio dia.

De julho a novembro de 2010: quartas, quintas e sextas-feiras, às 19h..