Ítalo Ferreira é ouro em Tóquio e 1º campeão olímpico sem surfe

O brasileiro Ítalo Ferreira tirou, ou melhor, dominou as ondas na Praia de Tsurigasaki, onde ocorreram as disputas do surfe na Olimpíada de Tóquio (Japão). O potiguar conquistou na madrugada desta terça-feira (16) a primeira medalha de ouro do surfe , modalidade estreante nos Jogos Olímpicos. Atual campeão mundial, Ítalo dominou a final contra o japonês Kanoa Igarashi, vencendo por 15 . 13 a 6.6. A medalha de bronze ficou com o australiano Owen Wright, que venceu o brasileiro Gabriel Medina por .97 uma . 67 na disputa pelo pódio.

“Muito feliz. Foi um dia incrível, especial, trabalhei muito para isso e acreditei. É incrível.”, Disse Ítalo ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

Moradores de Baía Formosa (RN), cidade Natal do campeão, comemoraram o primeiro ouro para o país em Tóquio.

Na estreia da competição, Ítalo liderou a primeira bateria, com o somatório de pontos de 14. 67. Com esta pontuação, ele ficou à frente do japonês Hiroto Ohhara (14 . 40), do italiano Leonardo Fioravanti (9. 40) e do argentino Lele Usuna (8. 16).

Proteger para as oitavas de final, o brasileiro derrotou o neozelandês Billy Stairmand por 14 . 54 a 9. 67. Nas quartas, ele voltou a encarar o japonês Hiroto Ohhara, que esteve presente na bateria inicial. Ítalo mais uma vez levou vantagem, e derrotou ou oponente por 14. 3 a . 9.