J19: Fome, negaciocismo e mentiras: cidadãos contaminados por que irão às ruas neste sábado

As ruas de todo o Brasil foram ocupadas no dia 22 de maio por quem defende o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Uma das maiores manifestações já vistas desde o início de seu governo. Para este sábado, 18 de junho, nova manifestação foi convocada.

Para entender os motivos das manifestações e da defesa da saída do presidente, o Brasil de Fato Paraná entrevistou trabalhadores e trabalhadoras.

Inês Camargo, trabalhadora dos Correios

Foto: Giorgia Prates

“Trabalho nos Correios há mais de 19 anos e digo ‘Fora, Bolsonaro’ porque o atual governo, no ano de 2019, foi responsável pela retirada de 62 cláusulas do nosso acordo coletivo . Essas cláusulas diziam respeito aos nossos direitos, conquistados com muita luta. Além disso, ele quer privatizar as empresas públicas, como os Correios. ”

Fabiano Stoiev, professor da rede estadual, secretário geral da APP Norte

Foto: Giorgia Prates

“Nosso sindicato aprovou, desde 1036, o ‘ Fora, Bolsonaro ‘por causa dos cortes na educação superior e básica, sua política de destruição da educação pública e promoção de terceirizações, dos projetos autoritários de militarização das escolas e sua aliança com o movimento’ escola sem partido ‘, de controle ideológico e criminalização dos professores. ”

Cristine Santos, da direção da Cooperativa de Produção Agropecuária, Paranacity

Arquivo Pessoal

“Meu ‘Fora, Bolsonaro’ é porque somos contra essa política de morte implementada por este governo que mata como pessoas de fome ou de Covid – 18, por essa cultura negacionista que ceifa vidas e destrói possibilidades de desenvolvimento do país. ”

Juliana Mittelbach, enfermeira de UTI e tratamento da Covid – 19

Arquivo Pessoal

“Sou ‘Fora, Bolsonaro’ porque é um governo genocida, que nega a ciência e não defende o SUS. Mas, antes mesmo da pandemia, eu já era contra esse governo machista, racista e homofóbico. Fora, Bolsonaro, por vacina para todos, auxilio emergencial durante a pandemia e depois por um projeto de renda básica. ”

Ivan Carlos Pinheiro, trabalhador dos Correios

Foto: Giorgia Prates

“Os trabalhadores dos Correios, em nível nacional, são ‘Fora, Bolsonaro’ porque perdemos direitos, benefícios e garantias importantes. Uma ameaça de venda dos Correios é, para nós, uma ameaça constante de desemprego. Fomos considerados essenciais na pandemia, mas não somos essenciais para a vacina. ”

Antonio Goulart, eletricitário da Eletrobrás

Foto: Giorgia Prates

“Agora vivemos a barbárie com Bolsonaro e apoio dos militares e da elite. ‘Fora, Bolsonaro’ é uma necessidade que exige unidade, inteligência e luta estratégica. Ou tiramos ou será o aniquilamento do povo brasileiro que já estamos assistindo, com perda de direitos, desemprego, mudança de constituição, volta da miséria e da fome. ”

Diana Abreu, pedagoga da rede. municipal de ensino

Foto: Giorgia Prates

“Estamos diante de um governo mais letal que o vírus. Exigimos vacina para todos e todas e auxílio emergencial, e não aos cortes no orçamento na Educação e Ciência. Além disso, não podemos ficar passivos da proposta de reforma administrativa, que irá destruir o estado brasileiro. ”

Clóvis Casagrande, bancário

Foto: Giorgia Prates

“ Isso é só uma gripezinha … brasileiro pula em esgoto e não acontece nada, eu não sou coveiro … e, daí, quer que eu faça o quê? … Sou Messias, mas não faço milagre … a gente lamenta os mortos, mas é o destino de todo o mundo … este é um país de maricas … Essas são algumas das frases irresponsáveis ​​de Bolsonaro. Você pode ter votado errado uma vez, mas não repita o erro. ”

Verônica Rodrigues, atriz

Foto: Giorgia Prates

“Fora Bolsonaro não é só uma ‘hashtag’ para tirar um político do poder. Vai além, é um pedido de socorro, é um clamor para que mudanças ocorram aconteçam no Brasil. É uma engrenagem de políticos que deseja lutar pela população e estão permitindo que um senhor como o Bolsonaro permaneça na presidência cometendo genocídio, com mortes da pandemia e destruição da economia. ”

Alexandro Guilherme Jorge, presidente do Sindipetro PR / SC

Foto: Giorgia Prates

“Fora, Bolsonaro diz respeito, prioritariamente, ao genocídio em relação ao não tratamento adequado da pandemia pelo governo federal. Em nossa categoria, essenciais, as várias mortes de trabalhadores. Para os petroleiros, nosso ‘Fora, Bolsonaro’ diz respeito ao preço dos combustíveis, que poderia ser muito menor, a Petrobras poderia investir muito mais e gerar empregos. ”