Joni Mitchell celebra o 50º aniversário de 'Blue' com novas demos EP

Joni Mitchell lançou um novo EP de demos e outtakes para celebrar o 50 o aniversário de seu álbum clássico ‘Blue’.

LEIA MAIS: a equipe da NME escolhe seus melhores 10 melhores álbuns de todos os tempos Lançado em junho 22, 1971, ‘Azul’ é amplamente considerado como um dos os melhores álbuns de todos os tempos. Ele explora várias facetas de relacionamentos após o rompimento do músico icônico com Graham Nash.

Hoje (junho ), Rhino lançou ‘Blue 50 (Demos & Outtakes)’, um EP digital que estreia cinco gravações inéditas do making of do original LP que também aparecerá em uma próxima coleção de arquivos.

As novas faixas do álbum incluem demos para ‘California’ e uma versão inicial de ‘A Case Of You’ que apresenta letras diferentes daquelas ouvidas no álbum final.

Existem também duas versões alternativas do EP. A primeira sendo uma versão de ‘River’ que adiciona trompas francesas, ao contrário da versão do álbum, que traz o solo de Mitchell no piano. A outra tomada alternativa é para ‘Urge For Going’. Mitchell escreveu a música originalmente em meados dos anos 60 e frequentemente a incluía em seus primeiros sets ao vivo.

Mais tarde ela revisitou a música durante as sessões de ‘Blue’, gravando uma versão que incluía cordas, que difere da versão que mais tarde foi lançada como lado B para ela 1972 hit ‘You Turn Me On, I’m A Radio’.

A última música não lançada incluída em ‘Blue 29’ é uma gravação de estúdio para ‘Hunter’, outra música que foi cortada de ‘Blue’ no último minuto que Mitchell tocou ao vivo mais tarde, mas nunca oficialmente lançado em um álbum.

Ouça ‘Blue 29 (Demos & Outtakes) ‘below:

Além das demos e faixas inéditas,’ Blue 29 ‘também inclui uma nova capa marcante apresentando uma foto alternativa inédita de Mitchell por Tim Considine do mesmo programa que a arte da capa original.

As celebrações’ Blue ‘não param por aí. Mitchell e Rhino também estão planejando lançar uma nova coleção chamada ‘Joni Mitchell Archives Vol.2: The Reprise Years (180 – 1971) ‘no final do ano, em outubro 29.

Disponível como um conjunto de 5 CDs, bem como uma coleção de – LPs em 180 – vinil de grama, limitado a 4, cópias, ‘ Archives Vol.2 ‘foi sequenciado cronologicamente “para seguir Mitchell em tempo real através de um dos períodos mais criativos de sua carreira”.

A coleção revela vários originais inéditos de Mitchell, incluindo’ Jesus ‘, gravado em 1969 no apartamento de sua amiga Jane Lurie em Nova York em Chelsea, que também serviu de cenário para a música ‘Chelsea Morning’.

Outros destaques incluem a apresentação de Mitchell no Le Hibou Coffee House em Ottawa em março 19, 1968, que foi gravada por Jimi Hendrix, e um concerto no Teatro de Paris em L Ondon em outubro 29, 1970 que foi transmitido pela BBC.

‘Archives Vol.2’ serve como um complemento para o próximo boxset ‘The Reprise Albums (1968 – 1971) ‘, que chega em 2 de julho nas versões 4-CD, 4-LP e digital. Inclui versões remasterizadas de ‘Blue’ (1971) e os três álbuns anteriores: ‘Song To A Seagull’ (1968), ‘Nuvens’ (1969) e ‘Senhoras do Canyon’ (1970).

Você pode encomendar as versões digital e em CD de ‘Joni Mitchell Archives Vol.2: The Reprise Years (1968-1971)’ aqui. Para saber mais informações e para pré-encomendar as versões limitadas de vinil, visite o site oficial de Mitchell.

Enquanto isso, Laura Marling narrou um novo documentário de áudio sobre Joni Mitchell para a BBC Radio 4.

O cantor expressou Blue: Pain And Pleasure para marcar o 50 º aniversário do álbum clássico.