Jonny Greenwood sobre a composição da trilha sonora do novo filme biográfico da Princesa Diana, 'Spencer'

O guitarrista do Radiohead Jonny Greenwood anunciou que está lançando uma trilha sonora de sua música para o novo filme biográfico da Princesa Diana, Spencer .

Spencer será o mais recente do diretor Pablo Larraín, estrelando Kristen Stewart no papel principal como a falecida Princesa Diana. O filme também marca a nona trilha sonora de Greenwood, após quatro filmes com Paul Thomas Anderson, incluindo There Will Be Blood e Inherent Vice , mais You Were Never Really Here para a diretora Lynne Ramsey e sua trilha sonora para o primeiro filme Bodysong em 2003.

A data de lançamento da trilha sonora, que será lançada no Mercury KX, deve ser anunciado assim que a data de lançamento do filme no Reino Unido for confirmada. O filme estreia hoje à noite (3 de setembro) no Festival Internacional de Cinema de Veneza, e tem um lançamento no cinema dos EUA em 5 de novembro.

Em uma entrevista exclusiva com NME, Greenwood admitiu que inicialmente lutou para não fazer a música do filme “soar como o tema do Antiques Roadshow ”. Também perguntamos a ele sobre o que há de novo no Radiohead, e o que está por vir com o novo projeto paralelo The Smile (também com Thom Yorke junto com o produtor Nigel Godrich e o baterista Tom Skinner do Sons Of Kemet).

Olá, Jonny. Como você se envolveu na trilha sonora de Spencer ? Jonny : “Recebi um e-mail do diretor Pablo Larrain. Eu não conhecia o trabalho dele, então ele me mandou o filme The Club , que achei muito comovente. Eu gostava de me corresponder com Pablo, animando uns aos outros com entusiasmo sobre o que a música poderia ser. Ele é uma pessoa muito enérgica e positiva. ”

Como você queria tornar sua música diferente de outras bióticas reais? “Expliquei ao Pablo que há muita bagagem ligada à música clássica em filmes sobre a realeza. Você pode usar Handel real ou pastiche Handel. Assisti a alguns filmes reais, cheios de cenas arrebatadoras do Palácio de Buckingham, com cornetas de fanfarra e cravos tilintando no topo. Em vez disso, queria enfatizar como a princesa Diana era caótica e colorida, em meio a toda aquela tradição barroca. É o que o filme também faz. ”

Como você conseguiu isso? “ Eu sugeri que nós consegui uma orquestra barroca, então escrevi música naquele estilo real regular, com tambores, trompetes, cravos e órgãos de tubos. Então, enquanto eles tocavam, substituímos a orquestra por músicos de free jazz. Eles podiam tocar esses instrumentos, mas fizemos com que isso se transformasse em uma apresentação de free jazz. Isso foi tão emocionante, os músicos de jazz foram simplesmente incríveis. O trompetista, Byron Wallen, explodiu minha mente. Dito isso, no início eles eram muito restritos pelos acordes. Era como se eles estivessem tentando improvisar o tema do Antiques Roadshow . O segredo era ainda soar vagamente barroco, mas deixando espaço suficiente para a verdadeira anarquia e o caos. ”

Jonny Greenwood durante uma performance ao vivo de sua trilha sonora de ‘Haverá sangue’

Como o filme faz você se sentir sobre a Princesa Diana? “Faz você perceber como a vida dela deve ter sido claustrofóbica . É definido ao longo de três dias no Natal 1270. Natais em família são um pesadelo de qualquer maneira! Para ter isso, e então ser presenteado com oito vestidos, a ordem em que você deve usá-los, ser informado onde você deve estar e o que você tem a dizer? Não parece divertido. ”

Como você vê a família real em geral? “Eu concordo com a visão de Stephen Fry, de que a Família Real é uma instituição absurda, mas se livrar dela não mudaria nada. Como ele diz, se você olhar para os outros países europeus que mantiveram sua família real, é divertido ver os países mais liberais e socialmente avançados, como a Suécia e a Holanda. Não vejo que a França seja mais livre ou liberal do que nós, então manter os Royals é preferível a ter quem quer que seja o presidente. Quem deve morar nesses palácios? Pode até ser alguém um pouco peculiar. ”

Depois de nove trilhas sonoras, você se sente em casa como compositor de filmes? “Ainda estou fazendo errado, sério. Ainda apresento aos diretores horas de música que precisam ser encaixadas em cenas de alguns minutos no máximo. Não fiz uma perseguição de carro e raramente tenho que fazer uma música que se desvia do caminho para o diálogo. Isso é uma verdadeira composição. Ainda estou apegado à ideia de que é bom gravar música sem clicar em faixas, ou me preocupando muito diretamente com o fato de que ela está ligada à cena.

“É por isso que gosto de começar cedo em um filme , apresentando música aos diretores enquanto eles estão filmando. Dessa forma, os diretores podem tocar minha música no set, o que pode informar a atmosfera de algumas cenas. Faz muito mais sentido para mim do que ouvir: ‘Aqui está o filme finalizado, você tem três semanas para colocar a música no topo’. Eu penso: ‘Você pensou na maquiagem seis meses atrás, por que não pensou na música também?’ Parece uma maneira estranha de fazer isso. ”

Jonny Greenwood (Foto de Dave J Hogan / Getty Images)

Errar significa apresentar ideias que nunca funcionariam em um filme? “Claro . Acabei de fazer outro filme, Power Of The Dog , com Jane Campion. Eu estava seriamente tentando fazer com que o banjo pudesse ser usado como um instrumento clássico contemporâneo sobre cordas atonais. Você não ficará surpreso ao saber que não funciona. O banjo pode ser escuro e sinistro, então funcionou. Mas, assim que você tenta tratá-lo como algo com o qual você pode brincar, soa cômico. Isso foi terrível. Para sair desse beco sem saída, comecei a tocar violoncelo como se fosse um banjo, o que parece combinar com o filme.

“Não tinha nada disso no Spencer. Mas eu originalmente comecei olhando para a música que a princesa Diana gostava, pensando que talvez fosse o caminho para o seu crânio. O problema é que isso leva a muitos Dire Straits, Go West e Andrew Lloyd-Webber. Provavelmente há out-takes de mim burlando-se com maldade ’80 s teclados! Eu senti que essas coisas não precisavam de pastiching. Além disso, o filme se passa em 1991, então foi tão sensato como qualquer outra abordagem para ir com ’70 s free jazz. ”

Você tem estado ocupado. Você também recentemente começou uma nova banda em lockdown… “Eu tenho. O Sorriso surgiu apenas de querer trabalhar na música com Thom confinado. Não tínhamos muito tempo, mas queríamos apenas terminar algumas músicas juntos. Tem sido muito para começar, mas parece uma maneira feliz de fazer música. ”

Quando ouviremos o álbum do The Smile? “Muito está quase pronto. Estamos sentados em frente a uma pilha de música, decidindo o que fará o álbum. Estamos pensando em quanto incluir, se está realmente acabado ou se há algumas guitarras que precisam de conserto. Espero que saia logo, mas sou a pessoa errada para perguntar.

“Eu sou o mais impaciente de todos no Radiohead. Sempre disse que preferia que os registros fossem 80 por cento tão bom, mas sai duas vezes mais, ou o que quer que a matemática funcione nisso. Sempre achei que, quanto mais perto do final, menores são as mudanças que qualquer um notaria. Eu diria que The Smile poderia ter sido lançado há alguns meses, mas não seria tão bom. Estou sempre impaciente para continuar e fazer mais. ”

Thom Yorke, Johnny Greenwood e Tom Skinner como O Sorriso. Crédito: Pressione.

Você tocou ‘Skating On The Surface’ na transmissão ao vivo de Glastonbury. Tudo começou quando Thom o reproduziu com Atoms For Peace, depois o Radiohead o reproduziu em 2018 . Como se tornou uma música do Smile? “Bem, eu não sei se é definitivamente uma música para o The Smile. Gravamos tudo que tocamos no Glastonbury, mas não sei se estará no álbum. Como eu disse, temos que examinar tudo na pilha. Estou muito aliviado que tudo para Spencer termine esta semana, porque na próxima semana podemos entrar no Sorriso e ter certeza de que está em um estado saudável. ”

Você fará um tour pelo The Smile? “Não faço ideia. É indiscutível e indeciso. Mas parece que agora temos que começar a nos envolver com o mundo exterior, tendo trabalhado nisso sozinhos. Esse é o teste, quando as pessoas finalmente ouvem. Estou ansioso por isso, pois o que o mundo exterior faz de você é mais da metade da razão para fazer isso. Nunca entendi a ideia da música por si mesma. Lembro-me de bandas de que gosto e que lançaram álbuns que achei decepcionantes. O medo disso é grande. Não conheci ninguém que diga que não pensa nessas coisas. ”

A opção segura para aclamação são sempre as reedições. E quanto a esses rumores 20 relançamentos do aniversário de ‘Kid A’ e ‘Amnesiac’ do Radiohead? “Nós conversamos sobre isso, mas eu não sei. Essas coisas levam muito tempo e, voltando ao desejo de trazer novas músicas, isso geralmente é mais interessante. É bom voltar e olhar as coisas antigas às vezes, então veremos. ”

Sua claustrofobia mudou o tipo de música que você tem escrito no bloqueio ? “Isso me levou a ter menos medo de música longa. Sempre tenho pânico de que, depois de três minutos, estou entediado e todo mundo deve estar também. Acabei de compor uma música para órgãos de igreja com oito horas de duração. Não sei se algum dia será tocado. Isso é tão pretensioso agora que eu disse. Mas estou realmente interessado em saber por que tudo me entedia depois de três minutos, e estou tentando quebrar isso. Fui criado com a ideia da música alegre de três minutos. É por isso que adoro bandas como Pixies e Magazine, todas aquelas bandas que conseguiram se motivar para que sua mensagem não fosse chata. Ao mesmo tempo, há o movimento de escuta profunda, obrigando-se a desacelerar qualquer que seja o ritmo da música. ”

Qual você prefere? “Não consigo decidir qual é a melhor abordagem. Com The Smile e Radiohead, estou constantemente pensando: ‘Poderíamos tirar meio verso aqui’ e me pergunto em pânico: ‘Como podemos mudar isso de quatro para três minutos?’ E isso é bom, estar constantemente preocupado com gordura e coisas que não precisam ser ditas. Mas você também tem música indiana que prende sua atenção por 12 ou 30 minutos, porque há uma grande tensão envolvida em melodias que só se movem ocasionalmente. E, quando eles se movem, é uma verdadeira liberação de tensão. Essa música não tem nada a ver com relaxamento ou ser tratada como um complemento de massagens. É uma música que causa muita ansiedade, que se pergunta como o músico vai inventar algo com tão poucas notas, como ele vai quebrar em uma nova nota. Quando você ouve assim, é uma experiência muito mais envolvente. ”

Enquanto nós temos você, o que está acontecendo com sua gravadora, Octatonic? “As duas gravações que fizemos foram ótimas, mas pareciam não se conectar com ninguém. É o equilíbrio entre estar entusiasmado e querer promover aquela música, e o medo de que isso comece a parecer um estranho projeto de vaidade. Isso seria simplesmente horrível. Estou esperando para ver se as pessoas estão interessadas o suficiente em outra gravação. Se estiverem, ótimo. Se não, está fora de minhas mãos. ”

Há um diretor de cinema com quem você adoraria trabalhar em uma trilha sonora? “Eu realmente não penso nisso dessa forma. Estou recebendo e-mails irritantes de Paul Thomas Anderson sobre alguns projetos em potencial! Eles parecem muito interessantes e peculiares, então fico pensando neles enquanto perambulo por aí. Eu realmente gosto do tempo de pensar sobre a música, adormecer e me perguntar como descrever na música do que PT está falando. É muito auto-indulgente, mas muito divertido. Eu sou extremamente sortudo man. ”

Spencer estreia no Festival de Cinema de Veneza em 3 de setembro e deve ser lançado nos cinemas dos EUA em 5 de novembro.