16 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -
- Publicidade -

“Justiça por João Alberto”: manifestantes destroem loja do Carrefour em SP

- Publicidade - Diário Carioca Google News

Manifestantes atacaram uma unidade da rede francesa de supermercados Carrefour, por volta das 17 h desta sexta-feira (19), nas chamadas da Avenida Paulista , em São Paulo.

A loja foi destruída um protesto convocado pelo movimento negro da cidade em resposta ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas , homem negro de 40 anos, em uma loja do Carrefour em Porto Alegre (RS) .

Entenda o contexto: Sete vezes em que o Carrefour atuou com descaso e violência

Em resposta à morte de João Alberto na véspera do Dia da Consciência Negra , mais de mil manifestantes aderiram à 11 ª Marcha da Consciência Negra de SP, que se concentra no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e se dirigiu a uma grande unidade do Carrefour, n a rua Pamplona.

O hipermercado, que fica no térreo de um shopping, estava fechando as portas e as seguranças tentaram impedir a entrada dos manifestantes, que romperam o bloqueio e destruído no interior da loja . Houve um início de incêndio.

Leia também: “No Brasil não existe racismo”, diz Mourão sobre assassinato de negro no Carrefour

O caso

João Alberto Silveira Freitas foi espancado até a morte por um policial militar e por um segurança em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre (RS), na noite desta quinta-feira (17).

Segundo a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, como agressões começadas após um desentendimento entre uma vítima fatal e uma funcionária do local. Desacordado, Freitas foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que tentou reanimá-lo sem sucesso. Os dois agressores foram presos em flagrante e são investigados por homicídio qualificado.

A BM informou que o agente agente na agressão é “temporário” e estava para do trabalho. Em nota , o Carrefour prometeu romper contrato com a empresa de segurança terceirizada do local e afirmou que adotará medidas cabíveis para responsabilizar os impacto e definiu o ato como criminoso.

“O funcionário que estava no comando da loja no momento do incidente será aberto. Em respeito à vítima, a loja será fechada. Entraremos em contato com a família do senhor João Alberto para dar o suporte necessário ”, diz um trecho do comunicado da empresa francesa.

Histórico de violações

O Carrefour diz que vai fazer rigorosa apuração interna do caso e que “nenhum tipo de violência e intolerância é admissível”. Mas, o supermercado carrega um histórico de violência e descaso envolvendo os clientes e os próprios funcionários.

O mais recente noticiado pela imprensa havia ocorrido em agosto deste ano. Um promotor de vendas do Carrefour morreu durante o trabalho em uma unidade de Recife (PE). Moisés Santos, de 40 anos, foi coberto com guarda-sóis e cercado por caixas, para que a loja seguisse em funcionamento e seu corpo permaneceu no local entre 8h e 12 h, até ser retirado pelo Instituto Médico Legal (IML).

Outros casos de racismo, violações trabalhistas e agressões contra animais também são episódios ligados ao supermercado.

Edição: Rodrigo Chagas



MG: Iepha divulga pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural

A tabela de pontuação provisória do programa ICMS Patrimônio Cultural, do exercício 2020, já está disponível...

Ministro da Saúde anuncia que 1,5 milhão de doses da Janssen chegam amanhã (22) no Brasil

Durante a audiência pública da Comissão Temporária da Covid - 19, no Senado, nesta segunda-feira (19,...

Horóscopo de terça-feira 22 de junho de 2021

Confira a previsão do horóscopo do dia 22 de junho de 2021 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Meirelles e Caio Afiune trollam ex-BBBs e Viih Tube desmascara brincadeira: “É lisa demais”

Caio Afiune participa do ‘Foi Mau’ desta segunda-feira (21) e tira onda ao lado do apresentador Maurício Meirelles. O goiano conta que Juliette ainda...

The Strokes compartilham trecho da nova música 'Starting Again' no anúncio de Maya Wiley

The Strokes apresentou uma prévia de uma nova música chamada 'Starting Again' em um comercial para a candidata a prefeito de...