31.3 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 27, 2020
- Publicidade -

Barroso determina afastamento de Chico Rodrigues do cargo de senador

- Publicidade -

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou hoje (15) o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) do cargo por 90 dias. Pela decisão do ministro, caberá ao Senado dar a palavra final sobre o afastamento do parlamentar. 

Ontem (14), Chico Rodrigues foi alvo da Operação Desvid-19, da Polícia Federal (PF), que investiga supostos desvios de aproximadamente R$ 20 milhões em recursos públicos provenientes de emendas parlamentares que seriam destinados à Secretaria de Saúde de Roraima para o combate à pandemia de covid-19. Rodrigues foi um dos alvos da ação e, durante as buscas e apreensões em Boa Vista, os agentes encontraram dinheiro vivo em posse do parlamentar. 

Para o ministro, o afastamento do cargo é necessário para evitar que o parlamentar possa utilizar o cargo para dificultar as investigações. 

“O afastamento de parlamentar do cargo é medida absolutamente excepcional, por representar restrição ao princípio democrático. No entanto, tal providência se justifica quando há graves indícios de que a posição de poder e prestígio de que desfruta o congressista é utilizada contra os interesses da própria sociedade que o elegeu. Não podemos enxergar essas ações como aceitáveis. Precisamos continuar no esforço de desnaturalização das coisas erradas no Brasil”, decidiu o ministro. 

Mais cedo, em nota na qual pediu afastamento da vice-liderança do governo na Casa, o senador declarou que tudo será esclarecido e que não tem nada a ver com “qualquer ato ilícito de qualquer natureza.”

O afastamento de Chico Rodrigues da vice-liderança foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União

Após a decisão, a assessoria do ministro informou que o senador já está afastado do cargo. Dessa forma, o Senado será comunicado da decisão e deverá deliberar sobre a manutenção ou não do afastamento. 

Matéria alterada às 21h10 para acréscimo de informação

- Publicidade -

Veja Também

MetrôRio reforça operação para o segundo turno das Eleições 2020

No dia da votação, as estações das linhas 1, 2 e 4 vão abrir às 7h e a operação se encerrará às 23h. No sábado (28/11), o funcionamento será das 5h à 0h, como já acontece normalmente nos fins de semana. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio .
- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Horóscopo do dia 28 de novembro de 2020 – Previsão dos Signos

Confira a previsão do horóscopo do dia 28 de novembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

MetrôRio reforça operação para o segundo turno das Eleições 2020

No dia da votação, as estações das linhas 1, 2 e 4 vão abrir às 7h e a operação se encerrará às 23h. No sábado (28/11), o funcionamento será das 5h à 0h, como já acontece normalmente nos fins de semana. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio .

Di Ferrero, Preta Gil, Paula Fernandes e Elba Ramalho desafiam os cozinheiros no próximo “MasterChef”

A Band exibe o 21º episódio do MasterChef Brasil na próxima terça-feira (1), a partir das 22h45. Oito novos participantes encaram...

Danilo Gentili e Wanessa Camargo estão no Programa Raul Gil deste sábado

No programa deste sábado, 28 de novembro, Raul Gil recebe Danilo Gentili no quadro “Pra Quem você Tira o Chapéu”. O humorista revela se...

Smithsonian Channel participa de iniciativa pela conservação da biodiversidade

O canal Smithsonian Channel e a Smithsonian Institution participam, na próxima semana, do Conservação Integrada Summit 2021-2030, evento totalmente...

Celso Portiolli recebe Adriana Bombom, Mulher Melão, Vivi Wanderley, Viny Vieira, André Vasco e Robson Bailarino neste domingo

O 'Domingo Legal' deste final de semana (29) vem recheado de diversão e alegria. Celso Portiolli apresenta, ao vivo, a partir das...
- Publicidade -