Me Too Brasil comemora decisão do CNJ no caso Scarlecio

Grupo alerta para a urgência da implantação de uma política de consequências para condutas criminosas cometidas por autoridades públicas

Me Too Brasil parabeniza o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela aplicação da mais grave das cinco penas disciplinares aplicáveis aos juízes vitalícios da punição prevista na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), a aposentadoria compulsória, mas alerta para a urgência da criação de uma política de consequências para a conduta criminosa sexual de autoridades públicas.

Lamentamos que, em um país democrático, criminosos sejam ainda sustentados pelo imposto pago pela população. Mesmo afastado do cargo, ele receberá aposentadoria proporcional que será calculada pelo tempo de serviço. Um juiz substituto do TRT-2 ganha, em média, salário de mais de R$ 32 mil mensais.

O Me Too Brasil presta a assistência jurídica, psicológica e socioassistencial às vítimas do juiz e professor Marcos Scalercio, desde que as primeiras denúncias foram recebidas pela organização. O processo em questão responde à denúncia das três primeiras vítimas do juiz, em crimes que ocorreram em 2014, 2018 e 2020. Depois da divulgação do caso na mídia, a organização recebeu 98 denúncias de mulheres que sofreram algum tipo de assédio pelo juiz.

Me Too Brasil

Me Too Brasíl é uma organização sem fins lucrativos que oferece assistência jurídica gratuita a vítimas de violência sexual. Mulheres e homens podem fazer denúncias ou divulgar seus desabafos no canal da organização.