Justin Timberlake se posiciona contra a proposta do oleoduto de Memphis

Justin Timberlake se posicionou contra um oleoduto que poderia ser construído em sua cidade natal, Memphis.

O Oleoduto Byhalia foi proposto pela Valero Energy Corporation e pela empresa de oleoduto Plains All American, colocando em risco a água potável do Aquífero Memphis Sand.

A fonte fornece água para mais de 1 milhão de pessoas na área sul de Memphis, predominantemente composta por bairros negros e de baixa renda.

Em um post no Instagram, Timberlake compartilhou um vídeo explicando a situação e disse que o pipeline proposto “não pode acontecer”. “Hoje, no #EarthDay, por favor, considere o que estamos fazendo para o planeta E as pessoas quando destruímos fontes de água potável simplesmente para o lucro de duas grandes empresas”, escreveu ele na legenda.

Também incentivou seus seguidores a assinarem a petição vinculada em sua biografia, que pode ser encontrada aqui.

Em sua história no Instagram, Timberlake também compartilhou a definição de “racismo ambiental” delineada pelo líder dos direitos civis, Dr. Benjamin F. Chavis Jr. Ele explicou como: “Uma forma de racismo sistêmico em que as comunidades de cor são desproporcionalmente sobrecarregados com riscos à saúde por meio de políticas e práticas que os forçam a viver próximos a fontes de lixo tóxico, como esgoto, minas, aterros, estações de energia, estradas principais e emissores de partículas transportadas pelo ar. ”

Comícios e marchas ocorreram em Memphis, com residentes protestando contra os planos propostos para construir o oleoduto sobre o Aquífero de Areia de Memphis. Membros do Congresso também escreveram à Casa Branca, conclamando o presidente Biden a tomar medidas contra o projeto.

Em fevereiro, Timberlake pediu desculpas a Janet Jackson e Britney Spears por seu tratamento no passado. Surgiu depois que o documentário Framing Britney Spears trouxe um novo foco sobre o tratamento sexista que a estrela pop recebeu ao longo de sua carreira.