Lady Gaga: cada álbum classificado e classificado

Faz 12 anos atrás desde Lady Gaga lançou seu single de estréia 'Just Dance' e deu ao mundo uma injeção muito necessária de synth-pop estranho e tonto. Ela passou a década seguinte lançando algumas das músicas definitivas da época, além de álbuns que demonstraram sua capacidade camaleônica de reinvenção. A brilhante Gaga de seu álbum de estréia, 'The Fame', transformou-se em uma glamazon de couro para o industrial 'Born This Way', que então fez uma viagem de LSD pela Andy Warhol's Factory para 'Artpop' , antes de emergir como um roqueiro que gosta de cerveja em 'Joanne' .

Ou pelo menos foi antes da atual pandemia global. Gaga anunciou no mês passado que o registro seria adiado indefinidamente enquanto ela dedica seu tempo a tentar descobrir como ajudar a humanidade, o que – dados os $ 35 milhões que ela ajudou a angariar para organizações de alívio de coronavírus em apenas uma semana – parece ter sido o chamada certa.

Ainda assim, com o álbum a ser lançado ainda este ano, qual a melhor hora para revisitar a discografia de Lady Gaga. Coloque suas patas para cima e junte-se a nós na jornada musical da Mãe Monstro …

Os puristas de Lady Gaga podem debater a inclusão de uma trilha sonora ao considerar seu catálogo anterior. E, para ser justo, eles têm uma discussão. Muitas das faixas de 'A Star is Born' não apresentam Gaga, concentrando-se em sua co-estrela e diretora do filme , Bradley Cooper. No entanto, Gaga é pedante e, como pode haver 35 pessoas em uma sala e apenas um acredita em você, você apenas sabe que ela gostaria que essa trilha sonora fosse incluída. Também tem seus momentos. 'Shallow', a peça central musical do filme, é uma balada poderosa, enquanto 'Hair Body Face' e 'Por que você fez isso?', Certamente para ser irônico, são realmente divertidos. Está tudo tão ligado ao filme e aos seus personagens que não há espaço para a artista Lady Gaga aqui.

Quem imaginaria que Lady Gaga ganharia um Grammy por seu álbum colaborativo com Tony Bennett? Cheio de padrões de jazz, esse pivô extremo inicialmente se sentiu incongruente com o vestido de carne que usava esquisito que se esforçara e fingia sangrar enquanto se apresentava nos VMAs. Surpreendentemente, porém, é uma audição agradável. Há uma versão cinematográfica lindamente produzida de 'Nature Boy', de David Bowie , enquanto os vocais geralmente subestimados de Gaga brilham nos clássicos do jazz “Cada vez que dizemos adeus” e “Vida exuberante”. Infelizmente, nem isso diminui o fato de que, no fundo, este é apenas um álbum de boas capas de jazz.

Nomeada e inspirada por sua tia Joanne Stefani Germanotta, que faleceu antes do nascimento de Gaga, 'Joanne' é Lady Gaga no seu rosto mais nu. Foi um desapontamento para muitos fãs, que preferiram aumentar a eletrônica do que a americana “autêntica”. As composições também são irregulares, especialmente no segundo semestre do álbum: 'Hey Girl', com Florence Welch, é uma nova versão de 'Benny and the Jets', 'Come to Mama' é um pouco honkytonk demais para o seu próprio bem e 'Grigio Girls' carece da autoconsciência cômica que provavelmente deveria ter.

Mas há vislumbres da Gaga clássica aqui. 'Diamond Heart' é, na opinião deste escritor, uma de suas melhores músicas; o rootin-tootin 'John Wayne' é entregue com um soco e uma piscadela; e 'Dancin' in Circles 'é uma brilhante ode à masturbação. O problema é que, na maioria das vezes, ele se leva muito a sério na busca ansiosa por 'autenticidade'.

Este é o álbum que transformou Lady Gaga em um nome familiar, graças a artistas como 'Just Dance', 'Poker Face' e o supremo 'Paparazzi'. Mas, por todo o seu significado, é também o registro mais genérico de Lady Gaga. 'Eh Eh (nada que eu possa dizer)' pode ter feito pop tropical antes que o pop tropical se tornasse uma tendência, mas é sacarina, enquanto a 'Starstruck' parece bastante rudimentar, especialmente quando você a compara a algo como 'Paparazzi'. Da mesma forma, a produção do álbum, embora borbulhante na época, diminuiu com a idade, deixando músicas como 'Paper Gangsta' e 'LoveGame' lutando para manter os padrões atuais. Há charme em abundância, no entanto, e desde o subestimado 'I Like It Rough' até a majestade das composições de 'Brown Eyes', Gaga certamente provou ser uma força a ser reconhecida.

O filho rebelde da discografia de Lady Gaga, 'Artpop', chegou a uma encruzilhada na carreira do cantor. Depois que ela se machucou enquanto se apresentava e estava sofrendo de um grave caso de superexposição, Gaga decidiu que, em vez de manter seu quarto álbum subjugado, faria o álbum mais louco, experimental e louco que você puder imaginar. O abridor de álbuns 'Aura' é louco, assim como 'Mary Jane Holland' e 'Venus' (e menos dito sobre as 'Jewels N' Drugs '' ', influenciadas por armadilhas, melhor).

Ainda assim, há muito o que amar em meio ao caos: o bêbado bissexual 'Sexxx Dreams' é pop de nível divino, e 'MANiCURE' indica a trajetória que Gaga faria com 'Joanne'. Também existe uma qualidade assustadora na faixa-título do álbum, enquanto 'Fashion!' É um aceno inteligente e inteligente para David Bowie. Está tudo amarrado pelo chocalho 'Applause', um álbum perfeito e cheio de passos mais perto.

Sentado nas faixas 17, o segundo álbum de Gaga pode estar um pouco inchado no meio, mas esse é um álbum repleto de coisas para dizer. A faixa-título pode não corresponder às suas elevadas ambições de unidade, mas o resto do álbum cumpre. As batidas industriais de 'Judas', 'Government Hooker' e 'Scheiße' complementam o sujo '17 s rugem 'Bad Kids' e 'Electric Chapel'. Enquanto isso, músicas como 'Marry the Night' e 'The Edge of Glory' são power-pop em sua forma mais verdadeira: brilhantes, exuberantes e totalmente ridículas, completas com saxofones ou outros bombásticos. Existe até uma música chamada 'Highway Unicorn' (Road to Love) ', enquanto' Heavy Metal Love 'na verdade apresenta a letra : “Pônei sujo, mal posso esperar para manejá-lo.” Incrível.

Existe um álbum perfeito? Talvez não, mas Lady Gaga deu uma boa olhada no 'The Fame Monster'. E, sim, este é um disco separado por si só – é muito, muito mais do que apenas um re-pacote de seu álbum de estréia, e as oito faixas adicionais são algumas das músicas pop mais escorregadias e mais bem construídas de todos os tempos. 'Bad Romance' continua sendo um trabalho bizarro e ambicioso, emprestando tanto do techno alemão quanto The Rocky Horror Picture Show e 'Alejandro', com seus acenos para O ABBA e o Ace of Base, parecem animados e atuais, apesar de terem uma década. O único mergulho vem na forma de 'Telefone', que subutiliza a estrela convidada Beyoncé , e mesmo isso é um banger de grau A.

O majestoso 'Dance in the Dark' é o equivalente auditivo do pouso de glitter em uma poça de sangue vermelho profundo e até os momentos mais conceituais do álbum, como 'Teeth' e 'Monster', são tensos e impecavelmente executados. Mais do que apenas inundar o pop de estranheza, porém, 'The Fame Monster' provou o quão inteligente, inventivo e progressivo o gênero pode ser, e no processo confirmou Gaga como uma de suas figuras mais importantes e emocionantes.