Lagartas que comem plástico têm bactérias intestinais que podem sobreviver no polietileno por mais de um ano

Uma espécie de lagarta que come plástico tem bactérias intestinais que podem sobreviver no polietileno por mais de um ano, disseram cientistas. As larvas da mariposa de cera Garlleria melonella foram encontradas anteriormente para digerir plástico, e os pesquisadores procuravam descobrir exatamente como eles fizeram isso. Entender isso, eles dizem, poderia ajudar no desenvolvimento de ferramentas para eliminar o plástico do meio ambiente.

Em 2017, cientistas do Reino Unido e da Espanha anunciaram que descobriram acidentalmente uma espécie de lagarta capaz de quebrar o polietileno, que é um dos plásticos mais usados ​​no mundo. Eles pareciam digerir o plástico e produzir etileno glicol como subproduto. Enquanto outros organismos descobriram que também fazem isso, as lagartas foram capazes de quebrar o plástico a uma taxa muito mais rápida.

No entanto, o mecanismo interno que o conduzia não era claro.

Em um estudo publicado na revista Anais da Royal Society B: Ciências Biológicas , uma equipe liderada por Bryan Cassone, da Universidade de Brandon, Canadá, agora identificou como o microbioma desses “plastívoros” controla o processo.

A equipe dividiu as lagartas em três grupos. Um foi alimentado com favo de mel, outro foi alimentado com plástico, enquanto o terceiro estava faminto. Eles então examinaram o microbioma intestinal de cada grupo – o material genético de bactérias, fungos e vírus que vivem dentro do intestino. Os resultados mostraram que as larvas consomem e digerem polietileno. As bactérias intestinais parecem permanecer estáveis ​​”independentemente da dieta”, mas houve um “aumento da abundância microbiana” no grupo que come plástico. Isso significa que houve um aumento no número total de bactérias no intestino das lagartas.

“Foi bastante interessante que as lagartas alimentadas com uma dieta plástica aumentaram a abundância em relação àquelas alimentadas em suas dieta normal em favos de mel ou faminta “, disse Cassone à Newsweek . “Presumivelmente, isso ocorre porque algumas das bactérias intrinsecamente envolvidas na quebra desse polímero estão proliferando nessa dieta. O mais legal é que isolamos algumas dessas bactérias do intestino da lagarta e as alimentamos por mais de um ano com plástico como fonte exclusiva de alimento. . “

É importante que as bactérias possam sobreviver no plástico por mais de um ano, pois significa que foram capazes de identificar microorganismos que parecem estar envolvidos na quebra do plástico. Compreender isso pode levar ao desenvolvimento de tecnologia capaz de eliminar permanentemente o plástico. Atualmente, estima-se que oito milhões de toneladas de plástico acabem nos oceanos da Terra todos os anos. Segundo as Nações Unidas, mais de 8,3 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas desde o início dos anos 50, com cerca de 60% acabando em aterros sanitários ou no ambiente natural.

“O problema da poluição por plásticos é muito grande para simplesmente lançar vermes e ainda há muito o que fazer antes que possamos fazer com que esse trabalho faça uma contribuição significativa “, disse Cassone. “Além disso, as larvas tendem a ingerir menos plástico com esse tempo de dieta. Por entendermos o processo – por que a quebra do plástico ocorre tão rapidamente na cera -, podemos começar a desenvolver maneiras de realmente causar um impacto significativo nos poluição por plásticos. “

)
Foto conservada em estoque de um verme de cera. As larvas de traças de cera foram encontradas anteriormente para consumir e degradar plástico. iStock

Ele continuou: “Agora que sabemos que o microbioma desempenha um papel, se nós Para entender melhor como a bactéria trabalha em conjunto com o verme e que tipo de condições faz com que ele floresça, talvez essa informação possa ser usada para projetar melhores ferramentas para eliminar os plásticos do ambiente. “

Nem todos estão convencidos, no entanto. Till Opatz, do Departamento de Química da Universidade Johannes Gutenberg, Alemanha, criticou as descobertas iniciais de que as lagartas digerem plástico. Na época, ele e seus colegas disseram que discordavam da metodologia e das conclusões , acrescentando que o estudo “não fornece provas suficientes” de que G. mellonella pode destruir quimicamente o polietileno.

e-mail para Newsweek , Opatz disse que as últimas descobertas também são problemáticas, porque a equipe “seguiu o mesmo caminho que seus colegas espanhóis haviam tomado antes”.

Ele disse que se as descobertas iniciais de 2017 estivessem corretas, “seria uma descoberta espetacular, com inúmeras implicações para problemas ecológicos associados à meia-vida extremamente longa do polietileno nos ecossistemas terrestres e aquáticos”. No entanto, ele acredita que os resultados são falhos e, como resultado, também são os do estudo mais recente. “Eles alegam a presença de produtos de degradação do polietileno sem uma prova válida por métodos de ponta”, disse ele. “Se, de fato, glicóis foram produzidos a partir do polietileno (que dados anteriores realmente contestam), seria ótimo saber o que são e se realmente constituem produtos de degradação do polímero.

” desde que sejam evitadas as experiências necessárias de rotulagem de isótopos e as experiências simples mas essenciais de controle com amostras autênticas, há boas chances de perder mais oportunidades para acertar. “

Mais informações sobre o assunto