Líderes de intenção de voto têm maiores taxas de rejeição por sexo, aponta Ibope

Em nova pesquisa Ibope para presidente divulgada nesta segunda-feira (1), Jair Bolsonaro (PSL) segue como o candidato com maior rejeição entre as mulheres, sendo rejeitado por 51% das eleitoras. Quando se analisa a rejeição pelo eleitorado masculino, no entanto, Fernando Haddad lidera: cerca de 43% dos homens brasileiros rejeitam o candidato do PT.

Apesar do alto índice de rejeição, a pesquisa Ibope ainda aponta Jair Bolsonaro em primeiro lugar nas intenções de voto. O presidenciável subiu 4 pontos percentuais desde a última pesquisa divulgada no dia 26 de setembro, e agora aparece com 31% das intenções.

Em segundo lugar continua o candidato Fernando Haddad (PT). O petista, no entanto, permanece estagnado com os mesmos 21% apontados na última pesquisa.

Apesar da baixa de um ponto percentual nas intenções de voto, o candidato Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar com 11%. Geraldo Alckmin (PSDB) segue estagnado com 8%. Marina Silva, da Rede, oscilou de 6% para 4% e segue em quinto lugar na disputa eleitoral.

Estão tecnicamente empatados João Amoêdo (Novo), com 3%, Álvaro Dias (Podemos), com 2%, Henrique Meirelles (MDB), com 2%, e Cabo Daciolo (Patriota) com 1%.

Os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Vera (PSTU), Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram.

O número de votos brancos e nulos aumentou de 11% para 12% e aqueles que não sabem ou não responderam caiu de 7% para 5%.

A pesquisa ouviu 3.010 eleitores entre sábado (29) e domingo (30), e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Reportagem, Geovanna Gravia.