Líderes se reunirão com especialistas para debater adiamento das eleições, diz Maia

08/06/2020 – 17:22  
•   Atualizado em 09/06/2020 – 09:32

Abdias Pinheiro/TSE

Segundo Barroso, datas do pleito serão definidas pelo Congresso Nacional por meio de emenda constitucional

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que deputados e senadores irão se reunir na próxima semana com médicos e outros especialistas para debater a realização das eleições municipais, previstas para outubro, em meio à pandemia de Covid-19. Maia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se reuniram com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, para debater o tema. O TSE se comprometeu a organizar reunião com especialistas na semana que vem.

Na avaliação do presidente da Câmara, não haverá prorrogação dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores.

“Na próxima semana, ouviremos médicos, especialistas para termos uma opinião científica sobre a situação. Um consenso, no entanto, é que não haverá prorrogação dos mandatos. Precisamos respeitar o resultado das urnas que garantiu mandato de quatro anos aos prefeitos e vereadores”, disse Rodrigo Maia.

Segundo Luís Roberto Barroso, as datas do pleito serão definidas pelo Congresso por meio de uma emenda constitucional. Ele afirmou aos presidentes do Legislativo que há um consenso médico sobre a necessidade do adiamento por algumas semanas – primeiro turno entre a segunda quinzena de novembro e o começo de dezembro. Luis Roberto Barroso informou ainda que se reuniu nas últimas duas semanas com diversos especialistas das mais diferentes áreas como epidemiologistas, infectologistas, sanitarista, físico especializado em estatística de pandemia e biólogo.

“Todos os especialistas têm posição de consenso de que vale a pena adiar por algumas semanas, mas não deixar para ano que vem (2021) porque não muda muito do ponto de vista sanitário. Eles acham que agosto, setembro, a curva pode ser descendente. Endossaríamos, portanto, a ideia de adiar por algumas semanas”, disse Barroso aos parlamentares.

Barroso sugeriu a ampliação do horário para 12 horas e prever campanhas para votação em horários conforme a faixa etária. Ele também pediu ajuda do Congresso para obtenção de doações de empresários para materiais de proteção aos mesários e eleitores, como máscaras e álcool gel.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier

Edição – Wilson Silveira