MUSIC BOX BRAZIL ESTREIA SÉRIE EM FORMATO REALITY DA FRANCISCO EL HOMBRE QUE EXPLORA POTENCIAL CRIATIVO NO CONFINAMENTO

Projeto Audiovisual da banda leva os fãs à intimidade do processo criativo de seu terceiro álbum, “Casa Francisco”

Crédito: Divulgação

Setembro de 2022 — Uma das bandas mais prestigiadas da cena independente latino-americana, a Francisco El Hombre abriu aos fãs as portas da casa onde, durante o isolamento social, se reuniu para construir seu muito aguardado terceiro álbum, o “Casa Francisco”. O projeto audiovisual homônimo, adere ao formato de reality show para revelar a intimidade e o processo criativo único do grupo, estreia nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, no canal Music Box Brazil.

Produzido pela Difusa Fronteira, projeto que busca integrar a América Latina através da arte, o programa leva o séquito da banda ao cotidiano dos músicos, abrindo espaço para uma relação mais íntima entre eles e a audiência. Além de conhecer a gênese criativa do novo álbum, “Casa Francisco” oferece ainda um vislumbre do relacionamento entre os membros da banda, como a divisão das tarefas domésticas e muitas conversas sobre a vida e o fazer artístico.

E não falta música ao programa. Em sessões intimistas, gravadas dentro da casa, a banda revisita seus maiores sucessos, como “Triste, Louca ou Má”, “Olha a Chuva” e “Arrasta”, além de apresentar pela primeira vez ao público as canções do novo álbum. As performances são complementadas por revelações e discussões sobre as origens e significados pessoais destes singles de sucesso, que levaram a banda a furar a bolha do público independente brasileiro e conquistar a audiência mundial.

Entendendo que suas músicas ganham vida própria uma vez lançadas, com ressignificações e nuances incorporadas pela alteridade da audiência, a banda reconfigura constantemente o papel das composições em seus repertórios, mostrando que a arte é a simbiose orgânica entre quem a faz, quem a assiste e quem a sente. Esses laços em forma de música marcam o ritmo dos episódios e permite a banda recontar as parcerias que estabeleceu ao redor do mundo, mostrando como a sensibilidade de artistas como La Pegatina, Dona Onete, Rubel e até Shakira moldaram o resultado final das produções.

Há ainda espaço para a descontração, com a busca diária pelos “cogumelos mágicos” enfrentada pelos músicos em desafios lúdicos, que remetem às gincanas escolares. Nessas brincadeiras, observamos a profundidade dos vínculos afetivos entre os músicos e conhecemos aspectos inéditos de suas relações interpessoais, algo que em si apresenta novas nuances ao catálogo do grupo. O cotidiano “mundano” da banda chega a audiência também através da rotina de autocuidado, exercícios e meditação, que sempre culminam em novas ideias e provocações discutidas em grupo.

“Este projeto, diferente de outros projetos da Francisco, tem começo, meio e fim. E o fato dele ter começo, meio e fim, de saber que ele vai acabar, faz a gente querer aproveitar o máximo, por que eu sei que daqui um mês eu vou estar olhando para o hoje, para o agora, como um dos auges da minha vida”, afirmou durante o programa Mateo Piracés-Ugarte, vocalista e violinista da banda. Essa percepção da efemeridade e da valorização do agora são perceptíveis nos depoimentos e diálogos do programa, que em uma dessas incongruências que aderem beleza ao passageiro, preservam este belo passageiro para a posteridade.

Disponível nas principais operadoras de TV por assinatura, o Music Box Brazil pode ser acessado também — em formato linear — através da plataforma de streaming Box Brazil Play, dedicada exclusivamente ao conteúdo nacional.

SERVIÇO

Casa Francisco

Onde canal Music Box Brazil

Estreia dia 12 de setembro, às 21:45

Episódios 6

Reprises Dias 13, às 09:10 | 15, às 13:25 | 16, às 01:25 | 17, às 19:00 | 18, às 06:55 | 20, às 09:50 | 22, às 14:00 | 23, às 03:45 | 24, às 19:00 | 27, às 10:30 | 29, às 13:20 | 30, às 01:25

Duração: 30 minutos por episódio

Classificação indicativa: 12 anos