Guarda-Roupas Novo: Dicas de reparo e restauração do móvel

Nem sempre comprar um guarda-roupas novo é possível, seja planejado ou por encomenda, o móvel se torna indispensável no quarto para organizar suas roupas, acessórios e outros objetos

Nem sempre comprar um guarda-roupas novo é possível, seja planejado ou por encomenda, o móvel se torna indispensável no quarto para organizar suas roupas, acessórios e outros objetos.

Uma boa opção para quem não quer gastar muito, restaurar o guarda-roupas quando não tem dinheiro para comprar um novo, pode ser uma ótima alternativa.

É possível repaginar o guarda-roupas de acordo com seu estilo, adicionando detalhes, novas cores e apostando em um novo projeto para organização de espaço. 

Portanto, antes de comprar um guarda-roupas novo, continue a leitura e conheça as dicas de reparo e restauração do móvel.

Pense no estilo do guarda-roupa

O primeiro passo para dar uma repaginada no guarda-roupas é pensando no estilo, seja minimalista, retrô, rústico ou moderno.

Para que o resultado seja perfeito, pense que a reforma deverá harmonizar com o ambiente, portanto é preciso cuidado na escolha de cores e texturas, a fim de que combinem com as cortinas, móveis, tapetes e outros elementos de composição do quarto.

Pense nas formas de fazer com que aquele móvel não seja descartado, e sim, transformado não apenas em um armário útil, mas em um objeto de decoração.

Adicione detalhes no guarda-roupa

Os aspectos práticos e o manuseio devem ser considerados importantes na reforma do guarda-roupas, por isso verifique o estado das dobradiças e dos puxadores, se não estão enferrujados ou descoladas do móvel.

Se preciso utilize colas específicas para madeira Cascola para fixá-los, sem esquecer que eles são detalhes decorativos. 

Uma dica para combinar com seu estilo, será investir nos espelhos que são itens fundamentais em um guarda-roupa, colocando em posição e na altura ideais.

Além da funcionalidade, também podem dar uma sensação de amplitude ao ambiente, mas fique muito atento para que eles não venham refletir luzes externas ou de luminárias para pontos indesejados.

Aposte em um novo revestimento 

Para um novo revestimento a pintura será o aspecto mais impactante e perceptível do restauro do guarda-roupas. 

A madeira deverá ser bem lixada, ser impermeabilizada e protegida contra umidade e cupins, para depois ser coberta com a cor definitiva. 

Com base no estilo escolhido, aposte no tipo de tinta adequada, que pode ser acrílica, epóxi ou esmalte sintético. Para não restar dúvida, mesmo que você venha fazer todo o trabalho sozinho, nesta etapa é sempre importante a orientação de um profissional.

Faça um novo projeto otimizado do guarda-roupas

Também é preciso pensar na arquitetura interna da peça, como por exemplo, criar um espaço para organizar acessórios, já que as pulseiras serão tendências para 2022.

Portanto, calcule a necessidade de acrescentar ou otimizar prateleiras, colocar divisórias em gavetas ou reforçar o fundo das mesmas, caso tenham que vir a suportar grande volume de roupas. 

Caso as alterações desejadas sejam mais complexas, não custa nada pedir a opinião de um marceneiro. Afinal, é sempre bom lembrar que o velho guarda-roupa pode ganhar cara nova e transformar o seu quarto num ambiente mais bonito e aconchegante.