Diário Carioca Google News

A União das Associações de Futebol da Europa (Uefa, sigla em inglês) sorteou nesta segunda-feira (31) os confrontos da terceira fase de qualificação da Liga dos Campeões 2020/2021. Com nove brasileiros no elenco, o Benfica (Portugal), comandado por Jorge Jesus, enfrentará o PAOK (Grécia) fora de casa. Diferente das edições anteriores, a vaga para a próxima fase será disputada em jogo único, sem a presença de público, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os jogos ocorrerão nos dias 15 e 16 de setembro. As datas, estádios e horários de cada partida ainda não foram definidos.

O sorteio foi dividido em duas partes, os campeões das ligas domésticas (Caminho dos Campeões) e aqueles que não foram campeões (Caminho das Ligas), que é o caso de Benfica e PAOK, vice-campeões em Portugal e na Grécia, respectivamente. Os vencedores da terceira fase terão vagas asseguradas nos playoffs (jogos decisivos) da Liga dos Campeões, já os perdedores irão para os playoffs da Liga Europa.

Third qualifying round ties: 15/16 September ?#UCL https://t.co/BafmrIeMev pic.twitter.com/Yz1XWjHjNY

— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) August 31, 2020

Em 2018 os dois clubes também foram adversários nos playoffs da Liga dos Campeões. Na época os encarnados levaram a melhor e seguiram na competição. Os treinadores de Benfica e PAOK têm pelo menos um ponto em comum. Assim como JJ, o técnico da equipe grega, Abel Ferreira, também é português.

Além dos recém-contratados Gilberto (ex-Fluminense), Pedrinho (ex-Corinthians) e Everton Cebolinha (ex-Grêmio), a equipe portuguesa tem no elenco mais seis jogadores de nacionalidade brasileira: o goleiro Helton Leite (ex- Botafogo), os zagueiros Francisco Morato (formado na categoria de base do São Paulo) e Jardel (ex-Avaí); o meio-campista Gabriel (ex-Resende); e os atacantes Carlos Vinícius (com passagem nas categorias de base de Palmeiras e Santos) e Dyego Sousa (ex-Moto Club, do Maranhão). Confira abaixo todos confrontos:

Caminho dos Campeões

Ferencváros (HUN) x Dínamo de Zagreb (CRO)

Qarabag (AZE) x Molde (NOR)

Omonia (CYP) x Estrela Vermelha (SER)

Midtjylland (DIN) x Young Boys (SUI)

Maccabi Tel-Aviv (ISR) x Dinamo Brest (BLR)

Caminho das Ligas

PAOK (GRE) x Benfica (POR)

Dínamo de Kiev (UCR) x AZ Alkmaar (HOL)

Gent (BEL) x Rapid Viena (AUT)

Mais Noticias

Agência Brasil é uma agência pública de notícias da EBC. Informações sobre política, economia, educação, direitos humanos e outros assuntos.