Light reforça dicas para economia de energia

Empresa lançou duas ferramentas para gestão do consumo: um simulador de gastos e um aplicativo "Detetives da Energia"

A Light preparou uma série de dicas de consumo consciente e eficiente de energia para os seus clientes. Com algumas ações, os consumidores podem economizar e evitar uma conta alta ao final do mês. Além das orientações, a empresa também oferece aos consumidores duas ferramentas que auxiliam na gestão do consumo de energia: o Simulador de Consumo de Energia e o aplicativo gratuito “Detetives da Energia”. Por isso, as dicas e orientações abaixo podem fazer a diferença para o bolso do cliente e ainda ajudam na preservação dos recursos naturais.

Aparelhos eletrônicos

– Ao comprar lâmpadas e eletrodomésticos, dê preferência aos que possuam o Selo Procel de economia de energia (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

– Assista à televisão junto com a família.

– Mantenha o filtro do ar-condicionado sempre limpo e o termostato regulado.

– Desligue a TV, rádios e vídeo games quando ninguém estiver usando.

– O modo stand by (aparelho ligado na tomada) indica que ele está consumindo o mínimo possível de energia para mantê-lo em condições de acionamento rápido. Porém, uma única televisão, por exemplo, pode gastar, em média, R$3,72* apenas em modo standy by por mês. 

Iluminação

– Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

– Lâmpadas fluorescentes e LED consomem até 75% a menos e duram mais.

– Apague as lâmpadas de ambientes desocupados.

Chuveiro elétrico

– Use a chave seletora do chuveiro elétrico na posição ‘verão’·

– Ao ensaboar-se no banho, desligue a torneira do chuveiro.

– Sabemos o quanto um banho morno pode ser relaxante, mas o ideal é que você controle esse tempo para evitar uma conta de energia mais alta. Recomenda-se que um banho dure de 10 a 15 minutos. Além disso, se a resistência de seu chuveiro queimar, o recomendado é não a reutilizar. Além de ser perigoso, por ocasionar um curto-circuito, depois de queimada ela consome mais energia que o normal.

Ferro de passar roupa

– Junte grande quantidade de roupas e passe/lave de uma só vez.

– O ferro de passar é um dos produtos que mais consome energia elétrica. Segundo especialistas, considerando o uso de um ferro de 1000w, sendo utilizando durante 9 horas por semana dentro de um mês, o valor pode representar R$31,13** na conta de energia. 

Geladeira

– Não deixe as portas da geladeira ou freezer abertas e evite abri​-las várias vezes.

– Tire e guarde alimentos de dentro da geladeira de uma só vez.

– Não forre as prateleiras da geladeira, pois dificulta a circulação do ar.

– Colocar alimentos quentes dentro da geladeira pode aumentar o consumo de energia. O consumo do aparelho está ligado ao tempo que o motor estiver funcionando. O motor funciona mais quando precisa resfriar um conteúdo da geladeira. Isso também depende do modelo do aparelho e do quão nova ou velha ela é: os modelos mais novos costumam ser bem econômicos.

– A prática de secar roupas na parte traseira da geladeira sobrecarrega o aparelho e aumenta o consumo de energia. Quando colocamos algo úmido e frio nesse local atrapalhamos a dissipação do calor para o ambiente externo. Com isso, prejudicamos a eficiência da refrigeração. A geladeira passa a trabalhar mais para conseguir manter a parte interna resfriada e na temperatura ideal.

**Para os cálculos apresentados: foi utilizado o valor da tarifa Light para um consumidor residencial com consumo abaixo de 300 kWh/mês,  o que representa uma taxa de ICMS de 18%. Quando se passa de 300 kWh/mês a faixa de ICMS passa para 31%.

Outras dicas em: www.light.com.br

Simulador de Consumo de Energia

O Simulador de Consumo de Energia da Light foi desenvolvido para que o cliente entenda e conheça melhor o que de fato é consumido por ele dentro de sua casa. Nele, a pessoa pode selecionar cômodos e equipamentos com seus detalhes técnicos, além de informar o tempo de uso e a potência (watt) desses aparelhos. Desta forma, o Simulador estima o consumo total e traz informações relevantes para que o cliente possa mudar alguns hábitos dentro de casa. Para acessar o Simulador basta clicar no link abaixo:

https://www.museulight.com.br/DetalheSimulador.

App Detetives da Energia

Disponível nas lojas Google e Apple Store, o jogo gratuito “Detetives da Energia” foi criado para ajudar as famílias a identificarem seus perfis de consumo a partir de seus hábitos diários.

Com o jogo será possível saber se o cliente tem características de um consumidor “desperdício total”, “distraído”, “atento” ou “responsáveis”. Com a brincadeira será possível também ter acesso a dicas de como tomar medidas para combater os desperdícios e adotar um perfil mais eficiente. 

O jogo Detetives da Energia conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE Aneel).

Disponível em:
Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.light.detetives.app​)

Apple Store (https://apps.apple.com/br/app/light-detetives/id1556922244)