Liverpool perde para a Roma, mas garante vaga na final da Liga dos Campeões

Após onze anos, o Liverpool vai disputar uma final de Liga dos Campeões. Pentacampeão do torneio, o time inglês perdeu para a Roma por quatro a dois na Itália, nesta quarta-feira, mas garantiu a vaga na decisão por ter vencido a ida por cinco a dois, na semana passada. O jogo único que vale a taça contra o Real Madrid será no dia 26 de maio, em Kiev, capital da Ucrânia.

No primeiro tempo, a Roma foi empurrada pela torcida que lotou o Estádio Olímpico e teve boa atuação, mas cometeu erros importantes, como o de Nainggolan logo aos nove minutos. O belga deu de bandeja para Firmino, que passou para Mané abrir o placar. Aos 14, foi a defesa do Liverpool que vacilou. Lovren foi dar um chutão, acertou o rosto de Milner e viu a bola entrar. Ainda antes do intervalo, a defesa da Roma afastou mal, e Wijnaldum cabeceou livre para recolocar os ingleses na frente: dois a um.

Precisando do resultado, a Roma voltou com tudo e colocou o Liverpool contra a parede na etapa final. Aos 5, Dzeko aproveitou o rebote de Karius e deixou tudo igual. Mas a reação veio tarde. Os italianos só conseguiram virar aos 40, em chute de fora da área de Nainggolan. O meia belga fez mais um aos 48, em cobrança de pênalti no último lance da partida. Mais um gol dos romanistas levaria a decisão à prorrogação, mas não deu tempo.

Com a classificação, o Liverpool tenta repetir o feito da temporada 2004/05, quando foi campeão europeu pela última vez. Os Reds são os terceiros maiores campeões do torneio, com cinco conquistas, ao lado de Barcelona e Bayern. Estão atrás somente do Milan (7) e do Real Madrid, o outro finalista, que busca a 13ª taça e disputa a quarta final em cinco anos.

Reportagem, Tácido Rodrigues