Luiz Felipe Pondé fala sobre fascismo e nazismo no Matéria de Capa

Andresa Boni_Foto Nadja Kouchi

Com a apresentação da jornalista Andresa Boni, o Matéria de Capa deste domingo (14/6), às 18h30, na TV Cultura, fala sobre os 75 anos do final da Segunda Guerra, marcado em 2020. Para falar sobre o assunto, o programa conta com a participação do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Um conflito provocado por duas forças políticas de extrema direita em ascensão na Europa: na primeira metade do século passado, o nazismo, na Alemanha de Hitler, e o fascismo, na Itália de Mussolini. Mas, afinal, o que são exatamente essas ideologias e qual é a semelhança entre elas? Como se deu o crescimento desses dois extremos?

São muitas as questões que envolvem o nazismo e o fascismo. Entre outras, porque elas ainda hoje exercem atração sobre alguns grupos em diversos países? E não são poucos os políticos que, atualmente, se sentem atraídos pelas armas utilizadas por aqueles regimes para se sustentar no poder. Ou seja, a destruição da democracia representativa, a eliminação de qualquer tipo de oposição, o controle absoluto do judiciário e o fim da liberdade de imprensa.