Maduro diz que Venezuela vacinou 50% da população "geral"

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira que o país "alcançou a meta de 50%" da população "geral" vacinada contra a covid-19, sem especificar se o dado se refere a pessoas que receberam uma ou duas doses.

Caracas, 8 out (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira que o país “alcançou a meta de 50%” da população “geral” vacinada contra a covid-19, sem especificar se o dado se refere a pessoas que receberam uma ou duas doses.

“Tenho que informar que, como nos comprometemos com a Venezuela, hoje na Venezuela estamos chegando a 50% da população em geral vacinada. Já vacinada 50%, hoje”, disse Maduro durante um evento televisionado para comemorar o dia do médico comunitário integral no país.

O presidente venezuelano também não explicou a quais faixas etárias ou setores ele se referiu quando citou a “população em geral”, nem se incluía na conta jovens de três a 17 anos, que ele garantiu que em agosto começariam a ser vacinados em outubro.

Entretanto, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 6.190.629 pessoas na Venezuela foram vacinadas com a dosagem completa, ou 20,6% da população, enquanto 9.926.613 receberam apenas a primeira dose, o que representa 30% dos venezuelanos.

Maduro reiterou que seu governo pretende atingir 70% da população vacinada até 31 de outubro, sem especificar, mais uma vez, se o número se refere ou não ao esquema vacinal completo ou parcial.

“Hoje atingimos 50% das pessoas vacinadas, e em 31 de outubro chegaremos a 70%”, declarou.

Ainda de acordo com ele, 2,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 chegarão ao país neste sábado através do mecanismo Covax, embora ele não tenha explicado de qual empresa farmacêutica elas são provenientes. EFE

youtube views kaufen