Mais de 120 mil crianças nos EUA perderam algum responsável para a covid-19

Ao longo de 15 meses da pandemia de covid-19, mais de 120 mil crianças nos Estados Unidos sofreram com a morte de algum de seus responsáveis em decorrência da doença, de acordo com um artigo publicado nesta quinta-feira pela revista médica "Pediatrics".

Nova York, 7 out (EFE).- Ao longo de 15 meses da pandemia de covid-19, mais de 120 mil crianças nos Estados Unidos sofreram com a morte de algum de seus responsáveis em decorrência da doença, de acordo com um artigo publicado nesta quinta-feira pela revista médica “Pediatrics”.

O estudo estima que a cada quatro mortes por covid-19 entre 1º de abril de 2020 e 30 de junho de 2021, uma criança perdeu um dos pais ou seu principal cuidador – entendido como o responsável pelo fornecimento de moradia e cuidados básicos -, e aponta a possibilidade de que dezenas de milhares dessas crianças possam sofrer traumas no futuro.

“Uma em cada 500 crianças americanas perdeu um pai ou mãe ou um avô que cuidavam delas”, disse a autora principal do estudo, Susan Hillis, em entrevista ao jornal “The New York Times”.

Além das estimadas 120.630 crianças que perderam um responsável, outras 22.007 sofreram a morte de um cuidador secundário ou de um avô que fornece moradia, mas não a maior parte de suas necessidades, aponta o estudo.

Segundo Hillis, a morte dos avós, neste último caso, pode deixar as crianças sem moradia.

O estudo também indica ainda que uma em cada 310 crianças negras sofreu com esse tipo de morte, além de uma em 412 crianças de origem latina, uma em 612 de origem asiática e uma em 753 crianças brancas. EFE