Mais uma vez no grupo do Brasil, Costa Rica quer repetir campanha de 2014

Você lembra do que a Costa Rica aprontou na Copa de 2014, no Brasil? Se não lembra, eu vou te contar. Logo de cara, os costarriquenhos não tiveram muitos motivos para comemorar.

No sorteio, caíram no chamado grupo da morte, ao lado de Uruguai, Itália e Inglaterra. Desacreditada, a Costa Rica desbancou os favoritos e se classificou para as oitavas de final após vencer o Uruguai e a Itália e empatar com a Inglaterra.

Venceu a Grécia nas oitavas de final, mas acabou eliminada pela Holanda na fase seguinte. É com a empolgação da boa campanha na Copa anterior que os costarriquenhos chegam à Rússia, em 2018.

Neste ano, a Costa Rica está no grupo E, ao lado de Brasil, Sérvia e Suíça. Essa será a quinta Copa do Mundo disputada pela seleção costarriquenha. A primeira participação aconteceu em 1990, na Itália. E logo de cara, fez bonito.

Após perder apenas para o Brasil na fase de grupos, os costarriquenhos se classificaram para as oitavas, mas foram eliminados pela extinta Checoslováquia. Nada mau para uma primeira vez.

Após ficar fora da competição em 1994 e 1998, a Costa Rica voltou ao Mundial em 2002. E novamente ficou no grupo do Brasil. Mas dessa vez não conseguiu se classificar para a fase seguinte e foi eliminada ainda na primeira fase. Com uma vitória, um empate e uma derrota, os costarriquenhos ficaram em 3° lugar no grupo, perdendo a vaga nas oitavas no saldo de gols.

Em 2006, na Alemanha, o desempenho da Costa Rica foi desastroso. Com três derrotas em três jogos, terminou a competição na penúltima colocação geral. Fora da Copa em 2010, os costarriquenhos voltaram a disputar um Mundial em 2014.

Para se classificar à Copa do Mundo de 2018, a Costa Rica teve que passar pelas Eliminatórias da Concacaf, ficando em segundo lugar no hexagonal final, após 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

O grande destaque da seleção costarriquenha é o goleiro Keylor Navas, um dos melhores do mundo. Após o tricampeonato da Champions pelo Real Madrid, o arqueiro chega ao Mundial com moral e é o líder da defesa de “Los Ticos”.

Os costarriquenhos chegam à Rússia com a esperança de surpreender novamente. É bem provável que o Brasil fique com o primeiro lugar de seu grupo. A Costa Rica irá lutar pela outra vaga do grupo com Sérvia e Suíça e não será surpresa se conseguir novamente se classificar para as oitavas.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes