Maracanã completa 70 anos com comemoração musical e virtual

O Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, completa 70 anos nesta terça-feira (16/06). Mesmo com as arquibancadas vazias para respeitar as orientações de controle da pandemia do novo coronavírus, haverá comemoração.

O Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, completa 70 anos nesta terça-feira (16/06). Mesmo com as arquibancadas vazias para respeitar as orientações de controle da pandemia do novo coronavírus, haverá comemoração. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, vai promover homenagens, e toda a ação será transmitida ao vivo pelo Instagram e Facebook da secretaria, a partir das 12h30.

– O Maracanã é o principal palco do futebol no mundo e um orgulho para o Estado do Rio de Janeiro. É sinônimo de alegria e emoção. Em nossa gestão, devolvemos o estádio aos clubes, o que resultou num aumento significativo na frequência de público – ressaltou o governador Wilson Witzel.

A comemoração musical ficará a cargo do Corpo de Bombeiros. Além do tradicional “Parabéns”, um músico da corporação tocará com trompete o hino dos principais clubes e as clássicas “Cidade Maravilhosa” e “Domingo (eu vou ao Maracanã)”. E a celebração continua à noite, quando o estádio receberá um show de luzes. Para evitar aglomeração, a Polícia Militar reforçará a segurança no local.

– O aniversário do Maracanã é um marco, e não poderia passar em branco, por isso, adaptamos as homenagens. Além disso, cabe destacar que este ano o Complexo do Maracanã ainda contribui, com suas estruturas físicas, para salvar vidas de pacientes em tratamento da Covid-19. E, estamos confiantes de que, assim que isso tudo passar, será realizado no Maracanã a final da Copa Libertadores da América, como estava previsto – disse o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.

Entre as homenagens, está também uma exposição on-line com alguns dos momentos históricos mais emocionantes do estádio, com imagens do acervo da Suderj, no eMuseu do Esporte, uma plataforma incentivada pelo Governo do Estado.

Nas redes sociais da secretaria, uma campanha convida o público para participar deste momento de celebração. Com publicação de fotos com a hashtag #Maracanã70, torcedores podem contribuir para a formação de um mural virtual. Um ‘quiz’ com curiosidades do Maracanã também testará os conhecimentos dos apaixonados por futebol.