MAST integra a programação on-line das ‘Férias na Rede’ para as crianças em recesso escolar

Atendendo ao convite da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE-MN), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) se junta a instituições parceiras para a realização das Férias na Rede

Durante o recesso escolar serão oferecidas oficinas on-line coordenadas pela SAE do Museu Nacional para estimular o interesse da garotada pelas ciências naturais por meio de atividades lúdicas

Atendendo ao convite da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE-MN), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) se junta a instituições parceiras para a realização das Férias na Rede, para levar conhecimento e muita diversão para a garotada neste recesso escolar de meio de ano, entre os dias 19 e 23 de julho. Será uma semana de variadas atividades educativas e divertidas on-line pela plataforma Google Meet, mediadas por profissionais do Museu Nacional, do MAST, do BioParque do Rio, do Projeto Ilhas do Rio e do grupo Abadá Capoeira. Para assegurar a qualidade das atividades, as vagas serão limitadas a 30 crianças por oficina. As inscrições acontecerão até o dia 14 de julho (quarta-feira), por meio do link https://forms.gle/doKg74U4TvTo1e8y9 .

As atividades oferecidas pelo MAST acontecerão no dia 19 de julho (segunda-feira) e serão mediadas por Caroline Chamusca, Flávia Requeijo, Alanna Martins, Taysa Bassallo, Roberta Aguilera e Patrícia Spinelli da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU/MAST). O dia começa às 10h com a atividade Coleções Mirins, um espaço para as crianças apresentarem as suas coleções domésticas e compartilharem as suas concepções sobre coleções e museus. À tarde, a partir das 15h será a vez da sessão de contação de história Do Museu ao Céu, com produção e desenhos sobre o mito indígena Karajá A origem da Noite.

Confira a programação completa no https://linktr.ee/saemuseunacional 

PROGRAMAÇÃO:

– SEGUNDA-FEIRA (19/07) – MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (MAST)

10h – 11h: Coleções Mirins é um convite para as crianças exibirem as suas pedras, dinossauros, canetas, livros entre tantas outras possibilidades de colecionar objetos. O objetivo dessa proposta é criar um espaço para os pequenos apresentarem as suas coleções e compartilharem as suas concepções sobre coleções e museus.

Material: Preparar a coleção escolhida pela criança para ser apresentada no nosso encontro.

Público-alvo: Crianças de 04 a 06 anos

15h – 16h: Do Museu ao Céu: A Origem da Noite – Vocês já imaginaram como seria viver em um local onde não houvesse escuridão? Na atividade “Do Museu ao Céu”, as crianças irão ouvir uma história baseada no mito do Povo Karajá sobre a origem da noite. Em seguida, teremos um bate-papo sobre as mudanças que percebemos no céu e no ambiente ao longo de um dia. Será que a Lua só aparece no céu de noite? Os sons que a gente escuta de noite são diferentes ou parecidos com os que a gente escuta de dia?

Público-alvo: Crianças de 04 a 06 anos

– TERÇA-FEIRA (20/07) – PROJETO ILHAS DO RIO

Em dois horários, 10h às 11h e 15h às 16h

“Sinfonia nas Ilhas do Rio” propõe uma adivinhação da biodiversidade por meio do som que os animais emitem e conversa sobre a importância da vocalização na natureza. Uma mostra virtual dos registros da fauna marinha e terrestre do litoral carioca também faz parte da atividade, que ao final, promove a construção de um animal com material reciclável.

Material necessário: rolo de papel higiênico, tesoura sem ponta e caneta ou giz de cera para atividade de construção.

Público-alvo: 6 a 10 anos.

– QUARTA-FEIRA (21/07) – BIOPARQUE DO RIO

Em dois horários, 10h às 11h e 15h às 16h

“Em casa com o BioParque do Rio” conecta as crianças com alguns animais que vivem no BioParque do Rio e mostra ambientes de bastidores, como a nutrição (cozinha dos animais), veterinária e sala de bem-estar. As crianças poderão conhecer características dos animais e curiosidades sobre os cuidados realizados pelos biólogos, zootecnistas e veterinários. Embarque nessa aventura e conheça as histórias de quatro animais: Poty – a onça pintada; Tamanduá-bandeira; Jacutinga e o Macaco-prego-do-peito-amarelo.

Público-alvo: 6 a 10 anos.

– QUINTA-FEIRA (22/07) – SAE-MUSEU NACIONAL e ABADÁ CAPOEIRA

Em dois horários, 10h às 11h e 15h às 16h

“Capoeira com Ciência” mostra as características biológicas de diversos animais através de diferentes movimentos e golpes da Capoeira, inspirados na fauna africana e brasileira. A atividade será desenvolvida em parceria entre pesquisadores do Museu Nacional – UFRJ e atletas da Abadá Capoeira, a partir dos fundamentos da Capoeira Ecológica criada pelo Mestre Camisa.

Material necessário: Roupas confortáveis para a prática de atividade física; duas garrafas PET vazias e limpas (de tamanho adequado para cada criança manusear).

Público-alvo: 6 a 10 anos.

SEXTA-FEIRA (23/07) – MUSEU NACIONAL

10h – 11h: “Imaginar e Conhecer” é uma atividade de contação de história sobre animais imaginários e animais que encontramos na natureza. Será que as histórias de faz de conta fazem pensar na diversidade de bichos que existem por aí? Alguns deles serão mostrados com a Coleção Didático-Científica da SAE. As crianças vão ser convidadas a produzir desenhos e participar de um bate-papo com biólogos e educadores da SAE.

Material necessário: papel, lápis de cor ou giz de cera.

Público-alvo: 6 a 10 anos.

15h – 16h: “Que bicho é esse?” vai apresentar brincadeiras criativas às crianças e permeia a riqueza e a diversidade do mundo animal. As crianças serão convidadas a confeccionar animais de sucata, imaginando e conversando sobre os animais de que mais gostam. Além disso, a atividade traz itens da Coleção Didático-científica da SAE que sobreviveram ao incêndio do Museu Nacional, ocorrido em 2018.

Material Sugerido: fita crepe ou durex; rolos de papelão (usados em bobinas de papel higiênico, filme ou plásticos); tampas de garrafa (variadas cores e tamanhos); papéis de variados tipos e tamanhos; formas geométricas de EVA (variadas cores e tamanhos); embalagens: caixas de remédio, de cereal e outras (com variadas cores e tamanhos); potes de mantimentos; canetinhas.

 Público-alvo: de 6 a 10 anos