MEC disponibiliza 14 mil vagas de ensino a distância na plataforma Novos Caminhos

Número de vagas deve chegar a 31,7 mil nas próximas semanas; iniciativa pretende estimular o ensino profissional e tecnológico no País

Publicado em

31/03/2020 17h44

O Ministério da Educação abriu 14 mil vagas em cursos de ensino a distância (EaD) de qualificação profissional e técnicos. A capacitação, em conjunto com instituições públicas de ensino de todo o País, deve chegar a 31,7 mil vagas nas próximas semanas.

A iniciativa faz parte do Programa Novos Caminhos, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e o ensino profissional e tecnológico no País. A proposta do MEC é, até 2021, ofertar 78 mil vagas nas modalidades presencial e a distância.

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnologia do MEC, Ariosto Culau, são 32 mil vagas na modalidade EaD, nas áreas de gestão de negócios, empreendedorismo e programação, entre outras. “São cursos técnicos de formação profissional e que podem ser disponibilizados por uma instituição mais próxima de você. Através do portal Novos Caminhos, você consulta qual instituição ofertante e o tipo de curso que se adequa a sua realidade”, afirmou.

Plataforma Novos Caminhos

O Ministério da Educação reuniu no portal do programa todas as oportunidades disponíveis aos estudantes.A busca é simples, basta acessar portal.mec.gov.br/novoscaminhos, indicar estado, município, modalidade EaD e nível de escolaridade. As instituições cadastradas e com cursos já disponíveis vão aparecer na sua tela. No total, 14 mil vagas já podem ser acessadas na plataforma.

Em média, a carga horária dos cursos tecnológicos disponíveis na plataforma é de 800 horas. São cursos técnicos em Administração, Logística, Meio Ambiente etc. Já para os cursos de qualificação, como Programação e Ferramentas de Gestão, a duração é de 160 horas.

O portal Novos Caminhos também disponibiliza o site das instituições ofertantes. Neles os estudantes ficam sabendo sobre o prazo das matrículas, cronograma entre outras informações.

Com informações do Ministério da Educação